Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Ancine realiza segunda reunião técnica sobre acessibilidade em salas de cinema

Ancine realiza segunda reunião técnica sobre acessibilidade em salas de cinema

Representantes do setor audiovisual, de empresas que fornecem tecnologias para acessibilidade em salas de cinema e do governo realizaram na última terça-feira, 19 de julho, reunião técnica sobre acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência no setor de exibição cinematográfica. O encontro aconteceu no escritório da Ancine em Brasília, por videoconferência, com o objetivo de abrir espaço para que fossem apresentadas as soluções para acessibilidade em salas de cinema, e discutidas estratégias e tecnologias para ampliação do acesso de pessoas com deficiência às salas de exibição. A primeira reunião técnica sobre acessibilidade aconteceu em 23 de junho

A partir das reuniões técnicas, a Ancine vai avaliar o aperfeiçoamento de seus regramentos internos, de forma a resguardar a universalidade do acesso da pessoa com deficiência.

Conforme previsto na Lei nº 13.146, de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), a partir de 2 de janeiro de 2023, todo o parque exibidor comercial deve estar adaptado para fornecer recursos de acessibilidade visual e auditiva às pessoas com deficiência. Os distribuidores também têm a obrigação de entregar, às salas de cinema, as cópias dos filmes com esses recursos disponíveis.?? 

Visando garantir a máxima participação de agentes que atuam na promoção da acessibilidade em salas de cinema, a Ancine publicou uma convocatória previamente à reunião. 

O encontro contou com apresentações das seguintes empresas que fornecem soluções para acessibilidade em salas de cinema: Dolby (CineAssista), Riole (ProAccess), Ktalise e Iguale (MovieReading). Na sequência, o debate se centrou na discussão das estratégias para garantia da acessibilidade em cinemas até 2023. 

Entre as entidades representativas, estavam na reunião: Associação Nacional dos Distribuidores do Audiovisual Independente – ANDAI; Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex – ABRAPLEX; Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas – FENEEC; Associação das Distribuidoras Independentes Brasileiras de Obras Audiovisuais – ADIBRA; Motion Picture Association – MPA-AL; Sindicato das Empresas Exibidoras do Estado do Rio de Janeiro – SEECERJ; e Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas no Estado de São Paulo – SEECESP. 

Além da Ancine, também estiveram presentes os seguintes órgãos públicos: Secretaria Especial de Cultura – SECULT, Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – SNDPD, e Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CONADE. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile