Já estão abertas as inscrições para longas e curtas falados em português para o 13º FESTin Lisboa – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, realizado anualmente na cidade de Lisboa e em outros países. Sua programação é composta por produções oriundas dos nove países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
O festival luso acontece entre 9 e 14 de dezembro, no Cinema São Jorge, no Museu das Comunicações e no Espaço Talante. Ele apresenta quatro Mostras Competitivas e uma programação diversificada de mostras paralelas, como a tradicional Mostra Cinema Brasileiro, que também chega a sua 13ª edição, Mostra FESTinha (dedicada à infância), Mostra Festin+ (dedicada à 3ª idade), além de atividades de comemoração do Centenário de José Saramago e do Bicentenário da Independência do Brasil.
O regulamento para candidaturas de filmes nos formatos longa-metragem de ficção/animação, longa documentário e curta-metragem pode ser conferido no site, enquanto as inscrições devem ser realizadas através da plataforma FilmFreeway.
São aceitos somente filmes falados em língua portuguesa, finalizados a partir de abril de 2021, inéditos na cidade de Lisboa e que não tenham sido disponibilizados em plataformas de streaming no território português.
O FESTin foi o primeiro evento em Portugal dedicado exclusivamente à cultura cinematográfica dos países de língua e expressão portuguesa. Ao longo de sua história, o Festival já exibiu mais de 900 filmes, levou para Lisboa mais de 230 realizadores, atores e produtores, e fez 23 itinerâncias por diversas cidades de Portugal e no exterior, passando por Cabo Verde, Angola, Brasil, São Tomé Tunísia, Itália e Cuba. Sua programação é constituída também por atividades paralelas voltadas ao diálogo, a difusão e a formação no âmbito do audiovisual, como o "Conexões FESTin", com painéis, workshops e sessões de pitching.