Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) II Fórum da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo tem debates...

II Fórum da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo tem debates e workshops abertos ao público

Entre os dias 24 e 26 de outubro, quarta, quinta e sexta-feira, acontece a segunda edição do Fórum Mostra, parte da programação da 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo que reúne debates e workshops sobre criatividade, economia do cinema e políticas públicas que envolvem o setor audiovisual. Os encontros, gratuitos e abertos ao público, serão realizados a partir das 10h (nos três dias) no Itaú Cultural, na Avenida Paulista.

Na quarta-feira, dia 24, a programação tem início com a mesa “Fim das fronteiras: mescla entre linguagens e formatos”, com a participação de Murilo Hauser, roteirista, diretor e curador; Nicolas Champeaux, jornalista e diretor; Otto Guerra, um dos pioneiros na produção de filmes animados autorais no Brasil; e Priscila Guedes, formada em Artes Visuais e Cinema. A mediação será de Ana Letícia Fialho, gerente-executiva do Cinema do Brasil. A segunda mesa, às 14h, chama-se “Do texto ao filme: as relações entre cinema e literatura” e reúne Jorge Furtado, diretor e roteirista de obras premiadas; Marie-José Sanselme, formada em literatura francesa e coautora de longas; Roberto Gervitz, autor e diretor de cinema; e Sérgio Tréfaut, filósofo, diretor, roteirista e produtor português. A mediação aqui é de Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um. Por fim, o cronograma do dia encerra com a mesa “Dráuzio Varella: da vida à palavra; da palavra à imagem” a partir das 16h30, com Caio Gullane, fundador da Gullane Entretenimento; Dráuzio Varella, médico cancerologista e escritor; Edson Pimentel, diretor-executivo da Globo Filmes; Fernando Bonassi, roteirista, dramaturgo, escritor e um dos responsável pela adaptação de “Estação Carandiru”; e Jose Eduardo Belmonte, cineasta e diretor da série “Carcereiros”; e mediação de Ana Paula Sousa, coordenadora do II Fórum Mostra.

Na quinta-feira, dia 25, o dia gira em torno da temática “Como fazer um filme existir”. A primeira mesa aborda o “FSA: como deve se dar o financiamento público ao cinema?” com participação de Christian de Castro, diretor-presidente da Ancine; Denise Gomes, sócia e gestora de entretenimento da Bossa Nova Films; Jean Thomas Bernadini, francês radicado no Brasil responsável pela criação da distribuidora Imovision e dono do Reserva Cultural; Max Eluard, produtor de cinema; e mediação mais uma vez de Ana Paula Sousa. Na sequência, às 14h, a mesa “Coproduções: o caminho para o cinema de arte” é composta por Catherine Dussart, produtora francesa; Delphine Tomson, fotógrafa e produtora-executiva na produtora Les Films du Fleuve; Marcin Luczaj, programador e curador de diversos festivais e atualmente responsável pelas aquisições da empresa New Europe Film Sales; e Tatiana Leite, curadora e produtora; com mediação de Ana Letícia Fialho, do Cinema do Brasil. A última mesa do dia, às 16h30, fala sobre “Janelas abertas: a batalha dos lançamentos na era do VoD”. Participam do painel Adhemar Oliveira, diretor do Espaço Itaú de Cinema; Luiz Bannitz, diretor de conteúdo e de negócios do Looke; Mauricio Andrade Ramos, economista e diretor-presidente da Spcine; e Rodrigo Saturnino, diretor geral da Sony Pictures no Brasil. A mediação é de Guilherme Genestreti, repórter da Folha de S. Paulo.

Na sexta, 26, a programação abre com o workshop “Primeiros passos: como vender você e seu projeto”, ministrado por Bárbara Sturm, diretora de conteúdo da Elo Company; Henry Galsky, coordenador de projetos e conteúdo do Canal Brasil; e Rodrigo Teixeira, fundador da RT Features e um dos principais produtores do cenário nacional atuantes no mercado estrangeiro. A mediação é do professor da FAAP José Roberto Sadek. Às 14h, a mesa “Exceção Cultural: a batalha pela regulação do streaming” discute o tema com Fernando Magalhães, diretor de programação e conteúdo à frente da negociação de conteúdo para a Claro Brsil e relacionamento com programadoras, distribuidores e estúdios; Magno Maranhão, professor de direito público e privado especialista em regulação da Ancine e assessor do diretor-presidente; Oscar Simões, presidente da ABTA; e Paulo Schmidt, sócio da Academia de Filmes. A mediação é de Ana Paula Sousa. O Fórum chega ao fim com a mesa “Sustentabilidade da cultura: entre o público e o privado”, com Cristina Ikonomidis, superintendente da Cinemateca Brasileira; Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc; Eduardo Saron, dirigente do Itaú Cultural; e Jailson de Souza e Silva, geógrafo, doutor em sociologia, vice-presidente da Fundação Bienal de São Paulo e conselheiro do Masp. A mediação é de Ana Letícia Fialho.

O II Fórum Mostra integra a programação do Mercado de Ideias Audiovisuais, uma realização da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, a Spcine e o Cinema do Brasil – SIAESP. As senhas para participar dos painéis precisam ser retiradas na bilheteria uma hora antes do início de cada sessão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile