Realejo Filmes apresenta "Sala dos Professores" no CineBrasilTV em 2020

No início de 2020, o CineBrasilTV estreia "Sala dos Professores". A série, dirigida por Daniele Ricieri e Thomas Miguez, sócios da Realejo Filmes, revela diferentes tramas vividas no fictício colégio Nova Vanguarda e os desafios enfrentados pelos mestres no dia a dia escolar a partir de um viés de comédia. A proposta é um "falso documentário", que aproxima o telespectador por meio da interação dos personagens com a câmera. 

"O projeto começou a ser criado em 2011, quando ganhamos um Prodav 3 na primeira edição desse edital do FSA. A partir daí, montamos um núcleo criativo, que reunia roteiristas e criadores, de onde saiu uma safra de projetos variados, o 'Sala' entre eles", conta, em entrevista exclusiva para TELA VIVA, Thomas Miguez, sócio da Realejo e um dos diretores do programa. "A ideia foi criada junto de Leonardo Cortez, que é dramaturgo, e assina os roteiros. O projeto teve ainda uma versão adaptada para o teatro", acrescenta. Daniele Ricieri, também sócia da produtora e diretora da série, completa: "Essa linha de incentivo era muito interessante, pois incentivava esse ato de sentar para criar junto, que envolve pesquisar, escrever, criar diferentes versões da escrita".

Miguez afirma ainda que o processo se revelou uma oportunidade para que eles aprendessem muito internamente: "Ali, entendemos como construir uma metodologia de desenvolvimento de projetos, e analisamos o que faltava nas nossas obras audiovisuais anteriores. Até então, seguíamos nosso trabalho de uma maneira muito intuitiva. A nossa segunda onda de projetos já veio com esse aprendizado grande". 

"Sala dos Professores" começou a ser desenvolvida em 2011 e vai estrear apenas em 2020 – ou seja, são pouco mais de oito anos entre criação e exibição. "É engraçado porque, justo agora, a Globo lançou uma série também com essa temática de escola e professores. É claro que são abordagens e estéticas diferentes – a nossa produção é uma comédia e a deles é um drama, por exemplo – mas é uma coincidência enorme. Até porque elas se tornaram públicas na mesma época e, entre outros pontos em comum, têm diretores como personagens centrais, interpretados por atores fisicamente parecidos", observa o diretor. "Não que isso seja um problema. Tem espaço para as duas coisas", garante.

A primeira temporada de "Sala dos Professores" acompanha a rotina de Teresa (Claudia Missura), Daniel (João Cortês), Álvaro (Kiko Pissolato), Lázaro (Markinhos Moura), Reca (Fafá Rennó), Olivério (Gedio Amadeu) e Mariana (Carolina Borelli), educadores que, além de lidarem com o conteúdo apresentado em sala de aula e seus problemas pessoais, estão apreensivos com a chegada de Alfredo Whitaker (Marcello Airoldi), diretor que assume a responsabilidade de liderar um corpo docente pela primeira vez. A obra traz a referência de linguagem mockumentary, popular em séries norte-americanas como "The Office" (NBC) e "Modern Family" (ABC).

A produção já tem exibição na Pay TV pré-licenciada para o CineBrasilTV e, atualmente, a produtora está buscando parceiros para janelas de streaming. A Realejo Filmes já realizou séries para diversos canais como Multishow ("Baby e Rose" e "Olívias na TV"), TV Brasil ("Entre o Céu e a Terra"), NatGeo ("Sequestro"), SporTV ("Time do Coração"), entre outras, além de conteúdos de publicidade e branded content. 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui