"Brasil Adentro – Música de Pernambuco" estreia dia 30 no Canal Brasil

Depois de uma série dedicada à música do Pará, Charles Gavin vai a Pernambuco na segunda temporada de "Brasil Adentro", que estreia no Canal Brasil na próxima segunda, 30, às 20h. Apresentador de "O Som do Vinil", também do canal, Charles agora investiga a música do estado que mostrou ao país o frevo, o maracatu, o manguebeat, e ainda achou seus caminhos na MPB e na psicodelia. O time que comanda a direção e a curadoria da atração, ao lado de Charles, é formado por Geraldinho Magalhães, Paola Vieira e Lula Queiroga. "Brasil Adentro – Música de Pernambuco" terá cinco episódios de 45 minutos, com tom documental, toda segunda-feira. A produção é da Diversão e Arte.

No primeiro epísódio, o tema ronda o carnaval de Pernambuco e a importância do frevo e seus ícones pioneiros como Nelson Ferreira e Capiba. Charles conversa com Spok, Maestro Forró, Zé da Flauta e Claudionor Germano, considerado o maior cantor de frevo da história, que comenta sobre as primeiras gravações do gênero. Quem também aparece é Edu Lobo, que explica a origem do termo que dá nome ao estilo e ainda os diferentes tipos de frevo. O episódio destaca também a diversidade que vem da influência de espanhóis, portugueses, ciganos e negros, que lá aportaram.

Ao longo da temporada, as entrevistas montam um mosaico diverso da produção musical do estado de Pernambuco. No segundo episódio, por exemplo, figuras como Luiz Gonzaga, Jacinto Silva e Dominguinhos são lembrados por artistas como o sanfoneiro Cezzinha e o compositor Zé da Flauta. A atração discute ainda o rock e a psicodelia na década de 1970, as influências da MPB, em bate-papo com Alceu Valença, Robertinho do Recife e Geraldo Azevedo, e o legado do movimento manguebeat, pilotado por bandas como Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui