Play It Again estreia em production service internacional com série italiana

"Di padre in figlia", série da Rai Uno que contou com produção da Play It Again no Brasil

Com apenas um ano de operação na produção de imagem, a Play It Again Som & Imagem fez o seu primeiro trabalho de production service para o mercado internacional. A produtora foi a responsável pela produção das imagens brasileiras da série "Di padre in figlia", que será exibida no canal Rai Uno, na Itália. Financiada pela Rai Fiction, a série é dirigida por Riccardo Milani e escrita por Cristina Comencini e Riccardo Milani. A Arteon é responsável pela produção executiva no Brasil.

As filmagens foram feitas em Roma, Milão e Bassano del Grappa, na Itália, e na cidade de Bofete, no interior de São Paulo. Todas as imagens captadas no Brasil foram produzidas por Marcos Monteiro e Pedro Minnassian, da Play It Again Som & Imagem, em parceria com a Arteon, de Carla Luzzati e Erica Bernardini.

"Foi meio inesperado, mas uma experiência interessante. Seguramos uma produção com 40 pessoas já no primeiro trabalho internacional", conta Tula Minassian, sócio da produtora. "Demos apoio para a equipe no Brasil. Eles vieram com 15 pessoas (equipe principal, incluindo diretor, primeiro assistente, fotógrafo), que se juntaram a 25 brasileiros. Além disso, fizemos todo o trabalho anterior, de locação e de elenco", conta Minassian. O ator brasileiro Carmo Dalla Vecchia está no elenco do filme, tendo gravado também na Itália.

Mercado

Segundo o produtor, a ideia agora é começar um trabalho ativo de venda do serviço de produção para o mercado internacional. No último ano, a produtora realizou 15 trabalhos de produção em imagem, entre publicidade e tutoriais para o mercado corporativo. "2015 foi ruim para todo mundo, mas nós conseguimos nos consolidar como produtora de imagem, o que já é bom", diz.

Minassian promete anunciar em breve uma nova equipe para 2016, ampliando o leque de atuação para além da publicidade, abrigando também o cinema. "O efeito positivo da crise é criar, abrir novas possibilidades de negócios na empresa", explica.

Áudio

Segundo o produtor, que tem mais de 20 anos de atuação como produtor de áudio, o mercado de trilhas está difícil. "É frustrante ser nivelado por baixo. A tecnologia para a música trouxe uma nova geração de áudio que faz tudo 'sozinho e ruinzinho'. Não há mais qualidade produtiva. Dificilmente usam orquestra, maestro e músicos profissionais", diz.

Segundo Tula Minassian, mesmo para o entretenimento, que ganhou importância nas produtoras de imagem com o achatamento dos orçamentos para publicidade, a áudio não é devidamente valorizado. "Não conseguimos valorar o talento artístico. A maioria dos compositores que trabalhava conosco deixou o mercado de trilhas, foi buscar outros mercados", conta. "As maiores séries nacionais não têm trilha original, é tudo trilha branca. Não há uma trilha que contribua para a narrativa do filme", desabafa.

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