Iecine abre inscrições para a oficina "Figurino na História do Cinema"

A Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), através do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), abre inscrições para a oficina Figurino na História do Cinema, ministrada pela professora, historiadora e pesquisadora Laura Ferrazza (foto).

A atividade, que integra o projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande, será realizada em 20 encontros, de 2 de março a 14 de abril de 2022 (às quartas, quintas e sextas-feiras), das 14h às 17h, em formato virtual, pela plataforma Zoom. Questões relacionadas às técnicas e à estética envolvidas na pesquisa e produção de figurinos de cinema serão alguns dos temas abordados no curso.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 1º de março pelo link na bio do Instagram

"Através dos figurinos, temos o registro de uma época. A cadeia produtiva do audiovisual, que passa pela indumentária, é ampla e diversificada, envolvendo designers, costureiros, fornecedores, entre vários outros profissionais. Além de apresentar as dimensões artística, cultural e histórica, se liga, também, diretamente à geração de emprego e renda. A possibilidade de atender a produções locais e internacionais, com conhecimento de repertório e capacidade de criação estética", destaca em nota o diretor do Iecine, Zeca Brito.

O programa aborda os figurinos no cinema desde a década de 1920 até os anos 2010, no tópico "Anos 2010 e os figurinos na era dos streamings". Na conclusão, será feito um balanço final, discutindo o futuro dos figurinos e seus desdobramentos em outras mídias audiovisuais, as séries e a televisão.

O  projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal. A Cinemateca Paulo Amorim é a apoiadora oficial da iniciativa. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui