"Mato Seco em Chamas" estreia nesta quinta, 22, em 12 capitais brasileiras 

Cena de "Mato Seco em Chamas", de Adirley Queirós e Joana Pimenta (Foto: Divulgação)

Depois de ser exibido em 36 festivais ao redor do mundo e receber 27 prêmios, "Mato Seco em Chamas", dirigido por Adirley Queirós e Joana Pimenta, estreia no circuito nacional nesta quinta-feira, dia 23 de fevereiro. O filme, o primeiro da Sessão Vitrineno ano de 2023, está programado em 20 cinemas nas cidades de Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Maceió. 

O longa combina documentário com elementos do faroeste e ficção-científica. A fotografia é assinada pela diretora Joana Pimenta, que já havia trabalhado com Adirley Queiróz em "Era uma vez Brasília".

Como é de costumes nos filmes de Queirós, a ação do longa se passa na Ceilândia, periferia de sua cidade, e tem, ao centro, as irmãs Chitara e Léa, líderes de uma gangue feminina que rouba óleo de um oleoduto, refina-o e vende como combustível na favela Sol Nascente. A história do grupo é relembrada por suas membras na prisão. Assista ao trailer:

Trailer oficial de "Mato Seco em Chamas"

"Mato Seco em Chamas" será lançado no Brasil pela Vitrine Filmes e é uma produção da brasileira Cinco da Norte em coprodução com a portuguesa Terratreme. O filme teve sua estreia mundial no 72º Festival de Berlim, no começo do ano passado, e depois fez carreira em diversos eventos internacionais, recebendo críticas positivas e prêmios. Além do Brasil, o filme terá distribuição em salas de cinema nos Estados Unidos (Grasshopper Films), Portugal (Terratreme Filmes) e Reino Unido (Institute of Contemporary Art London).

A obra é um lançamento da Sessão Vitrine 2023, contemplada pelo PROAC 34/2022, programa de fomento do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui