Plataforma Elenco Negro conectará produtores e artistas negros

Visando ampliar a inserção dos artistas no mercado de trabalho e conectá-los aos produtores e diretores de elenco do Estado do Rio de Janeiro, o Elenco Negro lança sua plataforma que servirá como base para buscas de talentos negros para projetos audiovisuais e publicidades em geral. O evento de lançamento será realizado no próximo dia 26 de fevereiro, no Ago – Bar Encruza, a partir das 18h horas. O projeto teve incentivo do Programa de Fomento à Cultura Carioca – FOCA da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura.

A cerimônia será aberta ao público e contará com a presença de artistas de todo o Estado do Rio de Janeiro, assim como produtores e diretores de elenco, além dos profissionais já cadastrados na plataforma. O objetivo da nova plataforma, que já conta com mais de 700 artistas inscritos, é otimizar essa busca em um espaço digital seguro. 

"O principal objetivo da plataforma do Elenco Negro é o fortalecimento de atores negros em diversos estágios de carreira, criando uma rede de apoio e suporte entre esses profissionais e potencializar a inserção dos mesmos  no mercado de trabalho", explica o diretor artístico do site, Fabrício Boliveira. 

Para se cadastrar no sistema, os pesquisadores de elenco deverão preencher um formulário, informando CNPJ com atividade principal ou secundária alinhado ao CNAE adequado à proposta do Elenco Negro, além de portifólio da agência e outros dados solicitados no ato da inscrição. Já os atores e profissionais das artes cênicas precisarão de municiar o site com suas informações, através de um portfólio e outras informações pessoais.

"O banco de dados Elenco Negro possui uma estrutura digital que agrupa e organiza material profissional de atorxs negres e possibilita conectar gratuitamente esses artistas à potenciais contratantes para trabalhos no audiovisual", pontua Fábrio. Ele completa ainda, reforçando que todo o processo é gratuito e a plataforma não faz intermediação comercial entre as partes. "O Elenco Negro não media comercialmente nenhum ação dentro e fora da plataforma.  O artista é responsável pela negociação e acordos de eventuais trabalhos", acrescenta. 

"Ampliar a quantidade de cadastrados, facilitar o acesso dos contratantes aos perfis e ao material de trabalho desses atores cariocas é nossa grande meta na criação dessa Plataforma Elenco Negro.  Com a novidade desses artistas cadastrados se comunicarem internamente entre eles e terem o acesso facilitado pela tela do celular, por meio de um ícone Elenco Negro", afirma Fabrício.

"Desta forma, vamos possibilitar que se forme uma rede de trabalho internamente e com o mercado contratante. Estamos com mais 700 inscritos e queremos ter muito mais atores Negros participando da Plataforma em 2024", finaliza. 

Além disso, os artistas cadastrados no Elenco Negro contarão com uma atividade fechada, com oficina sobre Preparação e Jogo Cênico, mediada por Fabrício Boliveira e bate-papo com convidados. As ações acontecerão no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro e Centro Afrocarioca de Cinema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui