Cinemateca Brasileira oferece cursos gratuitos, presenciais e online, de formação técnica e cultural

Cinemateca Brasileira (Foto: Divulgação)

Depois do curso "Mulheres Pioneiras no Cinema", ministrado pela pesquisadora Marcela Grecco em dezembro de 2023, a Cinemateca Brasileira dá continuidade às ações formativas do Projeto Viva Cinemateca com a oferta de três novos cursos gratuitos voltados à formação técnica e cultural. As aulas ocorrerão nas modalidades presencial e remota, com transmissão ao vivo pelo canal da Cinemateca Brasileira no YouTube. Para participar nas aulas presenciais, é necessária inscrição prévia por meio de formulário que será disponibilizado no site da instituição. O número máximo de vagas presenciais é de 100 por curso.

Em dezembro, o programa de formação foi inaugurado com o curso "Mulheres Pioneiras do Cinema", voltado à reflexão do papel desempenhado por diretoras no cinema nacional e estrangeiro. Neste primeiro semestre, serão ofertados novos cursos voltados a aspectos historiográficos e técnicos, ministrados por especialistas nacionais e estrangeiros. Serão destinadas vagas para estudantes da área de cinema e audiovisual, profissionais de instituições de memória, grupos menos favorecidos e portadores de deficiência.

Os cursos 

O curso "A Cultura Cinematográfica e sua História: cinematecas, cineclubismos, festivais, filmografias e historiografias" abre a nova programação nos dias 29 e 30 de abril e 2 e 3 de maio, das 14h às 19h30, presencial, com transmissão online com intérprete de Libras. Será ministrado por Rafael Morato Zanatto, graduado, mestre e doutor em História pela UNESP – FCL Assis. Inscrições aqui.

"Catalogar para preservar: métodos e práticas de catalogação audiovisual e análise fílmica na Cinemateca Brasileira" será ministrado por Rodrigo Archangelo, Tamara Santos, Giuliana Ghiraldelli, Iago Cordeiro Ribeiro, Igor Andrade Pontes, Marcella Grecco de Araújo, Yasmin Gabrielle Rahmeier Souza, Felipe Queiroz Correa e Castro, Leandro Sampaio de Melo e Luisa Malzoni no período de 6 a 9 de maio, das 14h às 19h30, presencial, com transmissão online com intérprete de Libras. Inscrições aqui.

Por fim, o curso "Os cinejornais no Brasil: notícia e entretenimento nos cinemas brasileiros do século XX" fecha o semestre. Ele acontece entre os dias 3 a 7 de junho, das 14h às 18h30, no formato presencial, com transmissão online com intérprete de Libras. Rodrigo Archangelo – Doutor em História Social pela FFLCH-USP; Pós-doutorando em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP; Pesquisador Sênior do Centro de Documentação e Pesquisa da Cinemateca Brasileira – ministrará as aulas. Inscrições aqui.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui