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Sites de apostas crescem no Brasil e excesso de publicidade dessas marcas irrita audiência

(Foto: Pixabay)

As chamadas bets tem se popularizado a um ritmo acelerado no Brasil. As casas de apostas se tornaram as principais patrocinadoras dos times de futebol brasileiro e, por isso, são presença garantida nas transmissões das partidas dentro e fora dos campos, uma vez que, além dos patrocínios, também investem em anúncios nos intervalos comerciais. 

Um levantamento do ge, o portal de esportes da Globo, concluiu que os sites de apostas representam 68% dos patrocínios masters dos principais clubes do Campeonato Brasileiro. Os produtos se destacam estampando a parte principal das camisas de maior torcida do Brasil, como Flamengo e Corinthians. Ainda segundo o portal, dos 60 clubes que vão jogar as séries A, B e C de 2024, 39 possuem sites de apostas como patrocinadores masters. O número é expressivo especialmente quando comparado ao segmento que está em segundo lugar na lista, os bancos, que representam apenas 15%.

Além disso, o segmento de apostas esportivas ampliou seus investimentos em mídia na TV em São Paulo no final de 2023. Um estudo da Tunad, empresa de inteligência de mídia, sobre as inserções no segmento de apostas esportivas na televisão realizado na praça de São Paulo revelou um crescimento de 30% no comparativo entre o início e o final de 2023. A reta final do ano representou 24% de todo o conteúdo veiculado sobre apostas esportivas na TV ao longo dos 12 meses de 2023. 

As possibilidades para essas marcas seguem crescendo. Nesta semana, a Betnacional, uma das principais plataformas de apostas atuais, adquiriu os naming rights da Série B do Campeonato Brasileiro, que passa a se chamar Brasileirão Betnacional. A marca detém ainda os naming rights do Campeonato Pernambuco Série A2, A3 e Feminino por dois anos, além do Campeonato Carioca. 

Brasileiro está irritado com essas publicidades

No entanto, a tendência está começando a desagradar a audiência. Uma pesquisa da Orbit Data Science comparou o que se conversava sobre sites de apostas em 2023 e 2024 por meio da análise de comentários nas redes sociais. Publicidade excessiva e patrocínios a clubes e jogos esportivos são os destaques das conversas, e a principal conclusão do estudo é que o brasileiro está irritado com o crescimento das publicidades das plataformas de apostas. 

Em 2024, as opiniões referentes ao público geral se tornam maiores do que as opiniões publicadas pela própria comunidade, com 62%, indicando que, nos últimos meses, as conversas sobre apostas furaram a bolha da comunidade e agora ficam em evidência entre mais pessoas, que julgam a credibilidade e honestidade das plataformas. A opinião públicaatualmente é representada por internautas criticando o excesso de publicidade oriundo das plataformas e críticas aos patrocínios e parcerias com os times e seleções. Entre as opiniões da comunidade de apostas e o público do jogo, o reconhecimento do vício e o prazer gerado pelas apostas continuam sendo os destaques.

Regulamentação 

Em dezembro do ano passado, uma lei que regulamenta a atuação das casas de apostas no território brasileiro foi sancionada. Além de estabelecer contribuição com impostos – as bets passaram a ser obrigadas a pagar uma taxa de 12% sobre seu faturamento ao governo – o texto determinou regras para a publicidade dessas marcas. 

Após a sanção presidencial, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitaria) publicou o Anexo X, que define as diretrizes para os anúncios. De acordo com o Conselho, o Anexo X “apresenta um conjunto de regras proporcionadas, baseadas nas principais referências internacionais e calibradas de acordo com cada formato publicitário, que servem ao propósito central de melhorar o ambiente de comunicação comercial do segmento de apostas”. O texto tem como base cinco princípios: identificação publicitária, veracidade e informação, proteção a crianças e adolescentes, responsabilidade social e jogo responsável. 

Evento

Nesta quarta e quinta-feira, dias 24 e 25 de abril, acontece no Transamerica Expo Center, em São Paulo, a BET Expo 2024, uma feira para os interessados neste setor em expansão. O evento oferece uma plataforma interativa para explorar as principais casas de apostas que operam no mercado brasileiro. A programação inclui palestras, painéis de discussão, workshops, demonstrações, apresentações de startups e lançamentos de serviços e produtos. 

O SBT fortalece seu compromisso com o mercado de apostas esportivas e anuncia seu apoio à feira. A participação da emissora será marcada com um grande estande, equipado com um estúdio dedicado à produção de conteúdo exclusivo para o “SBT News”, além de um lounge estratégico para facilitar o networking e a prospecção de novos negócios pela equipe comercial. A presença do SBT enfatiza o interesse da marca no mercado de iGaming e apostas esportivas no Brasil.

“Estamos entusiasmados em participar deste evento pioneiro que reúne os principais players do mercado de apostas esportivas. Nossa participação reflete o compromisso em explorar novas oportunidades e tendências nesse setor em constante evolução no Brasil. O estande do SBT será um ponto de referência para quem busca uma estratégia de mídia focada nos principais campeonatos da atualidade, que hoje são exibidos pela emissora, além de ser um espaço privilegiado para estabelecer conexões comerciais valiosas”, comenta Luciana Valério, Diretora de Negócios do SBT.

Para além do SBT, outras empresa de mídia e televisão também estão envolvidas com o evento, que lista entre seus parceiros estratégicos Band, BandSports, RedeTV!, Jovem Pan, Rádio Bandeirantes e Band News. 

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