Demorou quase uma temporada inteira para Walter White se transformar em Heisenberg e 13 episódios para Frank Underwood tomar posse como vice-presidente, mas, de acordo com levantamento da Netflix, os fãs já haviam se comprometido com as séries muito antes dessas evoluções na trama. A empresa analisou seus dados globais de streaming da primeira temporada de algumas das séries mais assistidas da atualidade – tanto séries originais Netflix quanto séries que estrearam em outras redes – buscando sinais que mostrassem quando os espectadores foram fisgados.
Para isso, a empresa de streaming buscou determinar a partir de qual episódio assistido a maioria dos usuários (70%) seguia até o final da temporada. O episódio-gancho para o Brasil na série "Better Call Saul", por exemplo, foi o quarto. Ou seja, 70% ou mais dos assinantes brasileiros que assistiram até o quarto episódio continuaram acompanhando a temporada até o fim.
No caso de "Better Call Saul", o resultado brasileiro é o mesmo da média mundial, mas isso não se repete com todas as atrações. De forma geral, o público brasileiro é mais difícil de "fisgar" que a média global. Nos dez casos pesquisados, o brasileiro demorou mais ser fisgado em quatro, empatou com a média mundial em cinco e foi atraído mais rapidamente por apenas uma série ("How I Met Your Mother").
Tanto no Brasil como no restante do mundo, as séries que conquistaram a atenção do público mais rapidamente, já no segundo episódio, foram "Breaking Bad" e "The Walking Dead".
De acordo com a própria Netflix, embora os dados tenham identificado o episódio-gancho, eles são insuficientes para definir o ponto exato da trama no qual os usuários passam a se interessar pela série.
Metodologia
Os dados do levantamento foram coletados a partir de contas de assinantes que começaram a assistir à primeira temporada das séries selecionadas entre janeiro e julho de 2015 no Brasil, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, México, Países Baixos, Noruega, Suécia, Reino Unido e EUA, e entre abril e julho de 2015 na Austrália e Nova Zelândia.
O episódio definido como "gancho" é aquele que, ao ser assistido, levou 70% dos espectadores a completarem a temporada. Os episódios-gancho foram identificados primeiro por país; em seguida, foi calculada a média para chegar ao episódio-gancho global.
Não há relação entre os episódios-gancho, o total de espectadores ou desistência.
Confira os resultados obtidos para as dez séries pesquisadas no Brasil:
- "Better Call Saul"
Episódio-gancho no Brasil: 4
Média global: 4 - "Breaking Bad"
Episódio-gancho no Brasil: 2
Média global: 2 - "Demolidor"
Episódio-gancho no Brasil: 5
Média global: 5 - "Dexter"
Episódio-gancho no Brasil: 4
Média global: 3 - "Gossip Girl"
Episódio-gancho no Brasil: 4
Média global: 3 - "House Of Cards"
Episódio-gancho no Brasil: 4
Média global: 3 - "How I Met Your Mother"
Episódio-gancho no Brasil: 6
Média global: 8 - "Orange Is The New Black"
Episódio-gancho no Brasil: 4
Média global: 3 - "Sense 8"
Episódio-gancho no Brasil: 3
Média global: 3 - "Walking Dead"
Episódio-gancho no Brasil: 2
Média global: 2