Depois de dois dias de júri, o Prêmio Profissionais do Ano 2020 já tem seus finalistas selecionados. De maneira inédita, os cerca de 70 profissionais de agências de publicidade, anunciantes e entidades do setor avaliaram os trabalhos remotamente, através de uma plataforma online desenvolvida especialmente para a premiação. Os jurados ficaram responsáveis por analisar mais de 700 trabalhos inscritos, um crescimento de cerca de 32% em relação às inscrições de 2019. Com uma edição repleta de novidades, o PPA 2020 reflete os movimentos pelos quais a Globo e o mercado brasileiro têm passado, de evolução e readequação no relacionamento entre marcas e consumidores, acelerados pela pandemia do coronavírus. As listas de finalistas nacionais e regionais, de todas as categorias, podem ser conferidas no site.
A apresentação dos grandes vencedores será no dia 3 de outubro, sábado. Seguindo os protocolos de segurança, em decorrência da Covid-19, o anúncio dos vencedores será realizado de forma diferente: o evento presencial dá lugar à programação da TV Globo, com ações nos programas e intervalos comerciais no decorrer do dia, mantendo o grande estilo no momento de homenagear os premiados.
Outra novidade é que o Profissionais do Ano 2020 terá um esquenta especial, nos canais e plataformas Globo. A partir de 30 de setembro, edições especiais dos programas "Saia Justa", do GNT, "Reclame", do Multishow e conteúdos exclusivos do Globoplay irão celebrar o mercado publicitário brasileiro. Além disso, um especial no G1 trará conteúdos exclusivos sobre a premiação.
Há mais de 40 anos celebrando o talento do publicitário brasileiro, o Prêmio Profissionais do Ano se reinventou em 2020. Além da possibilidade de inscrição de campanhas veiculadas também nos canais por assinatura da Globo, a premiação conta agora com novas categorias: Filme, Campanha, Integrada, Ações em Conteúdo e Ninguém Quarentena a Sua Criatividade deram lugar às três que compunham o prêmio nas edições anteriores (Campanha, Institucional e Mercado).