Enquanto as redes de televisão sentem-se ameaçadas por novas plataformas de distribuição de conteúdo, como a Netflix, alguns produtores americanos veem nessas novas empresas grandes oportunidades para emplacar seus produtos. Durante o painel “Deixando uma pegada em um espaço lotado: como os independentes deixam sua marca”, que aconteceu durante o congresso da Natpe 2012, em Miami, ficou claro que enquanto a concorrência entre produtores aumenta, estes veem mais espaços para seus projetos. “Além das plataformas como Hulu e Netflix, há muito mais canais a cabo hoje, e alguns estão diversificando o tipo de programação que exibem. Há mais saídas para a programação”, diz Justin Hochberg, cofundador da The Hochberg Ebersol Company.
Uma das maneiras para conseguir um espaço nas disputadas grades de TV é aproveitar a agilidade e a liberdade que uma produtora independente tem para trabalhar, diferente das grandes redes de TV, ou produtoras e distribuidoras que atuam em diversos países.
Produtores independentes que querem emplacar seus programas também precisam preocupar-se em construir relacionamentos. “Preocupe-se com a sua reputação e com como vai empacotar a sua ideia. Caso não tenha essa reputação construída, associe-se a alguém que tenha. Além disso, foque no seu core business, naquilo que você faz melhor. E, então, faça esse negócio crescer”, diz Colby Gaines, fundador da Back Roads Entertainment.