"Histórias e Rimas", de Rodrigo Gianetto, estreia no Festival In-Edit Brasil 2021

Gravado entre 2009 e 2019, o documentário "?Histórias e Rimas"?, de Rodrigo Gianetto, terá sua première nesta sexta-feira, dia 25 de junho, na Mostra Brasil do Festival In-Edit 2021. Com depoimentos de renomados nomes da cena, como Racionais MC's, Emicida, Negra Li, Projota, Thaíde, Karol Conká, Projota The Pharcyde, Dexter, Tássia Reis, Black Alien e GOG, entre outros, o filme faz uma imersão na intimidade desses artistas que transformam rimas autobiográficas em música. Em busca da reflexão sobre os cenários onde cresceram e se tornaram poetas urbanos, o filme mergulha nas realidades que levaram os rappers a ocuparem os espaços que hoje estão conquistados por eles. Assista ao trailer:

Criado na zona Sul da capital paulistana, Rodrigo Gianetto cresceu próximo ao movimento hip hop. "?Onde eu vivia, os jovens escutavam samba ou rap. Eu fazia parte do movimento a partir do momento que decidi me integrar e conhecer mais das periferias próximas. Fiz amigos que me ajudaram no mergulho nesse universo"?, comenta. "?Eu cantava em grupo de rap, organizava eventos aos 15 anos no Ipiranga, na favela de Heliópolis. Ao longo dos anos, quando me tornei diretor, decidi filmar a intimidade que nenhuma reportagem de televisão teve acesso?", explica o diretor, que apresenta em seu filme a vida real desses artistas e a essência das rimas de maneira aprofundada. 

Com cenas em São Paulo, Rio de Janeiro, Los Angeles e Nova York, o diretor acompanha esses artistas que refletem, desde o início de suas trajetórias, como essa busca incessante por espaço, em cenários tão desiguais e estigmatizado, os fizeram ter ainda mais resiliência e vontade de aparecer para o mundo. No geral, com rimas autobiográficas, esses jovens retratados colecionam fãs e quebraram barreiras sociais ao conquistar desde as periferias onde cresceram aos palcos de grandes festivais. 

O filme será exibido às 22h, com acesso gratuito pelo site. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui