Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) Globo inicia projeto para unificar diversas empresas grupo

Globo inicia projeto para unificar diversas empresas grupo

(Atualizada às 15:45) Em comunicado interno, o Grupo Globo anunciou programa que chama de Uma Só Globo (usando o título do projeto já utilizado pela TV Globo, agora aplicado ao conjunto de empresas). Assinada pelo presidente executivo da Globo, Jorge Nóbrega, a nota anuncia que foi contratada a Accenture para ajudar nessa tarefa. “O resultado final será a transformação da TV Globo, Globosat, Globo.com, DGCORP e Som Livre em uma única empresa, mais ágil e mais forte”, aponta o documento. A ideia é atuar em duas vertentes ao mesmo tempo: na melhoria e aperfeiçoamento dos negócios e atividades atuais e na criação de novos negócios. O programa deve durar três anos.

O grupo apontou algumas iniciativas que já estão em curso para seguir liderando no setor de mídia no cenário de transformação acelerada, destacando quatro frentes:

  • Uma delas é o Projeto Esportes, liderado por Roberto Marinho Neto, que tem por objetivo definir um novo modelo de gestão de esportes para TV Globo e Globosat, buscar integrar a produção de conteúdo esportivo (fábrica de esportes) e gerir esportes com uma visão de resultados e de conjunto.
  • Projeto de Inteligência & Publicidade Digital, liderado por Eduardo Schaeffer, que visa organizar uma área central de inteligência e comercialização dos ativos digitais produzidos pela TV Globo, Globosat e Som Livre, baseada em dados e conhecimento do consumidor.
  • Projeto OTT/Novo Globoplay, liderado por João Mesquita, que oferecerá em uma plataforma de distribuição única, diretamente ao consumidor, um amplo serviço de vídeo com conteúdos produzidos pela TV Globo e pela Globosat, além de conteúdos internacionais.
  • Projeto Uma Só Tecnologia, liderado por Rossana Fontenele, que está organizando a tecnologia como uma função única e integrada para TV Globo, Globosat, Som Livre, Globo.com e DGCORP.

De acordo com o comunicado, o conjunto de projetos busca integrar equipes e estruturas, desenvolver novas áreas de competência, criar novos negócios e buscar novas receitas. “Queremos, agora, acelerar e tornar mais robusto esse processo de transformação. Vamos preservar o que sempre fizemos com excelência, de forma ainda melhor e mais eficiente. Mas também vamos criar novos negócios, aproveitando as oportunidades que a tecnologia e o conhecimento do nosso consumidor nos propiciam”, aponta Nóbrega na nota.

Estrutura

Rossana Fontenele, atual diretora-geral de Planejamento e Gestão da TV Globo, liderará o Programa Uma Só Globo. Ela assumirá desde já a posição de diretora-geral de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios, subordinando-se diretamente a Jorge Nóbrega.

Na nova função, Rossana será responsável por todos os projetos do Programa Uma Só Globo, que começam a ser criados em outubro. Continuará respondendo pelo projeto Uma Só Tecnologia e apoiará a implantação dos atuais projetos Globoplay, Esportes e Publicidade Digital, cujos líderes continuarão subordinados a Nóbrega. Rossana acumulará o novo cargo com suas atuais funções na TV Globo até o fim do ano.

Na sua estrutura a partir de janeiro, Rossana contará com Raymundo Barros, atual diretor de Tecnologia da TV Globo, que passará a liderar a nova estrutura integrada de tecnologia; Cristiane Delecrode, atual diretora corporativa de Planejamento e Controle; e com Cintia Moraes, atual diretora de Planejamento Estratégico da DGCORP.

As empresas TV Globo, Globosat, Som Livre, bem como as demais áreas da DGCORP, seguem subordinadas a Nóbrega, assim como a Editora Globo/Infoglobo/Valor Econômico e o Sistema Globo de Rádio. Estas duas últimas, no entanto, não farão parte nesse momento do Programa Uma Só Globo.

“Estamos fazendo um grande investimento no nosso presente e no nosso futuro. Os próximos três anos serão um período de muita efervescência e de muitas oportunidades de aprendizado e crescimento para todos. Quero convidar cada um de vocês a participar dessa construção, trazendo seus conhecimentos, sua dedicação e sua capacidade de colaborar e aprender”, finaliza Nóbrega no documento interno.

Contexto

O processo de reestruturação do grupo Globo iniciado com o projeto Uma Só Globo visa, ao que tudo indica, encontrar caminhos de rentabilizar a empresa e dar mais agilidade aos negócios, e é coerente com o discurso que a empresa vem adotando internamente há mais de um ano, contexto em que se inserem a mudança de gestão com a chegada de Jorge Nóbrega ao comando do grupo (e com a presença cada vez mais relevante da nova geração da família Marinho a cargos-chave da empresa). Conforme análise publicada por este noticiário em 2017, a Globo vive neste momento um grande desafio de se reinventar. Espera-se que a TV Globo tenha, em 2018, por conta dos custos com a Copa do Mundo e a recuperação ainda tímida do mercado publicitário, resultados ruins, possivelmente ampliando o resultado operacional negativo registrado em 2017, quando pela primeira vez a TV aberta ficou no vermelho operacionalmente, dependendo dos resultados financeiros para registrar lucro. Ao mesmo tempo, a dinâmica do mercado tem se transformado rapidamente, com uma concorrência mais acelerada no mercado de publicidade com o avanço dos gigantes de Internet, e com o mercado de TV paga, hoje principal contribuidor para a margem operacional do grupo, estagnado e em processo de transformação para a realidade não-linear. O projeto na área de publicidade, liderados por Schaeffer, e a nova plataforma OTT, liderada por Mesquita, respondem a parte destas pressões, ao mesmo tempo em que a estrutura de esportes precisa racionalizar os gastos com direitos (hoje, uma das maiores fontes de custos e receitas do grupo). Mas a Globo sempre foi muito segmentada internamente, e o projeto Uma Só Globo, aparentemente, busca retirar algumas destas barreiras internas e identificar as oportunidades de sinergias e, obviamente, onde será possível reduzir custos (Análise de Samuel Possebon).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile