Com nova programação, TV Cultura quer crescer 20% em audiência

A TV Cultura apresentou na manhã desta segunda-feira, 25, a grade de programação para 2013. Segundo o presidente da Fundação Padre Anchieta, João Sayad, a meta para 2013 é aumentar a audiência da emissora em 20%, mantendo a média de 1,2 ponto ao longo do ano. Para 2015 a meta é de chegar a 1,5 ponto de média.

O vice-presidente de conteúdo da TV Cultura, Eduardo Brandini, explicou que a programação deste ano está baseada em três pilares: mais conteúdo ao vivo (o grande diferencial da TV aberta entre as opções de consumo de mídia, segundo ele), mais interatividade e conteúdo exclusivo.  “É uma grade para os novos tempos. Começamos a nos preparar para uma geração de consumidores de tela. A gente não produz conteúdo para a televisão, mas para as telas, sejam elas quais forem”, afirma o executivo.

Entre as novidades da programação está a nova versão do game show que foi sucesso na emissora na década de 80, o “Quem Sabe, Sabe!”. Um dos objetivos com a atração é fazer a transição entre a faixa infantil e o conteúdo voltado para o público adulto com um programa que pode ser assistido por toda a família. O programa também terá um aplicativo a partir do qual o público também poderá jogar, respondendo às mesmas perguntas dos participantes. Brandini aposta também nas possibilidades de licenciamento para jogos de tabuleiro, por exemplo, que podem surgir do novo “Quem Sabe, Sabe!” e também das oportunidades de comercialização do formato com outros países.

Só Brasil

Todas as novas atrações infantis do canal são produções nacionais, entre elas a série “Peixonáuticos”, da TV Pinguim, “Historietas Assombradas”, da Glaz Entretenimento, e “Osmar, a Primeira Fatia do Pão de Forma”, da 44 Toons.  No bloco infantojuvenil ainda estão o “Cocoricó Conta Clássicos”, em que a turma da fazenda interpreta grandes clássicos infantis; “Nilba e os Desastronautas”; “T.R.EX.CI.”; “Cartãozinho Verde” e “Pedro & Bianca”. A série “Sítio do Pica Pau Amarelo”, negociada com a Rede Globo, também entrará na grade da TV este ano. Brandini conta que, por sua vez, a Globo também exibirá no canal Globo Internacional o “Cocoricó” e o “Castelo Rá Tim Bum”.

Uma novidade na programação é a série “Mad Men”, produção original da HBO, que pela primeira vez será exibida na TV aberta no Brasil. A TV Cultura comprou as quatro primeiras temporadas da série e a estreia será no dia 24 de abril. Os episódios irão ao ar semanalmente, às quartas-feiras, às 22h.  “Doctor Who” continua na grade, assim como a faixa de filmes e musicais, com atrações como “Clube do Filme”, “Cine Brasil”, a nova temporada dos Telefilmes, cujo tema é música.

O jornalismo está bastante calcado na interatividade, como o projeto de segunda tela para o “Jornal da Cultura” e a revista digital de “Vitrine”, disponível gratuitamente na App Store. Dois novos programas jornalísticos também fazem parte da nova grade: “Poli”, programa dominical de entrevistas com Maria Cristina Poli, e o telejornal matutino “Guia do Dia”.

Publicidade e financiamento

Brandini contou que para financiar as novidades em programação a TV Cultura tem buscado o incentivo cultural e usado a Lei Rouanet. Um importante parceiro cultural é o Sesi, que está financiando o projeto infantil “Crocs”, que tem concepção e direção de Cao Hamburguer  e deve estrear em 2014. O executivo disse que a TV Cultura também acredita muito no modelo do Fundo Setorial do Audiovisual.

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