"A Flor do Buriti" terá pré-estreia especial com debate em São Paulo 

"A Flor do Buriti" (Foto: Divulgação)

"A Flor do Buriti", de Renée Nader Messora e João Salaviza, terá uma sessão especial no dia 27 de junho, quinta-feira, às 20h, no CineSesc. Além da presença dos diretores, a escritora Veronica Stigger e o Professor Eduardo Sterzi participarão do debate após a exibição do longa. A sessão é gratuita e a retirada dos ingressos acontece a partir das 19h na bilheteria do CineSesc.

Exibido em mais de 100 festivais ao redor do mundo e vencedor de 14 prêmios, entre eles o prêmio coletivo para melhor elenco na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes, "A Flor do Buriti" chega aos cinemas brasileiros em 4 de julho, com distribuição da Embaúba Filmes. A produção é de Ricardo Alves Jr. e Julia Alves e os roteiros de João Salaviza, Renée Nader Messora, Ilda Patpro Krahô, Francisco Hyjnõ Krahô e Henrique Ihjãc  Krahô. O longa é uma coprodução Brasil-Portugal. 

Novamente com os Krahô, no norte do Tocantins, o filme traz um tema urgente da atualidade: a luta dos Krahô pela terra e as diferentes formas de resistência implementadas pelas comunidades indígenas no Brasil. "A Flor do Buriti" atravessa os últimos 80 anos dos Krahô, trazendo para a tela um massacre ocorrido em 1940, onde morreram dezenas de pessoas. Contadas a partir da memória compartilhada e dos relatos, as violências praticadas naquele momento continuam a ecoar na memória das novas gerações.

O longa foi filmado durante 15 meses em quatro aldeias diferentes, dentro da Terra Indígena Kraholândia, e assim como no filme anterior da dupla, "Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos", a equipe era muito pequena e se dividia entre indígenas e não-indígenas. Relatos históricos baseados em conversas e a realidade atual da comunidade serviram de base para a construção da narrativa do filme. Assista ao trailer: 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui