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Sony Pictures lança campanha para esclarecer que filmes de cinema chegam antes às plataformas de aluguel e compra

A Sony Pictures Home Entertainment está lançando uma campanha educativa no Brasil, com spots publicitários veiculados nos canais Sony Channel e AXN e presença nas principais redes sociais, que já está no ar e terá duração até dezembro. A ação visa mostrar ao consumidor final as vantagens exclusivas da oferta de filmes para compra e aluguel nas plataformas digitais, que oferecem títulos que acabaram de sair do cinema, e que não podem ser encontrados em serviços de assinatura e em nenhum outro canal de streaming. Além de uma enormidade de opções de gêneros e grandes sucessos, o consumidor paga somente pelo que desejar e assiste quando quiser, sem precisar fechar pacotes mensais. Assista:

A empresa encomendou recentemente uma pesquisa com o objetivo de entender melhor a relação do consumidor brasileiro com todas as ofertas de conteúdo digital e seu conhecimento sobre a compra e aluguel de filmes nesse meio. A pesquisa foi realizada durante o mês de abril de 2020 com uma amostra de mais de 750 brasileiros, homens e mulheres maiores de 18 anos, localizados majoritariamente em áreas urbanas e consumidores ou não de filmes para aluguel e compra digital. A pesquisa revelou insights importantes que serão explorados na campanha de marketing da Sony Pictures Home Entertainment.

Em entrevista exclusiva para TELA VIVA, Jefferson Pugsley, SVP de Distribuição e Networks, comenta: “A Sony enxerga o potencial das plataformas de aluguel e compra digital dada a maior demanda de consumo para conteúdo adquirido digitalmente. Com a entrada cada vez maior de provedores de conteúdo por assinatura no Brasil, o consumidor passou a ter muitas dúvidas sobre as diferenças entre as ofertas, não compreendendo a fundo o benefício de cada modelo de consumo e conteúdo ofertado. Assim, encomendamos essa pesquisa para entender a visão dos consumidores e como estes se relacionam com os filmes que são disponibilizados para aluguel e compra nessas plataformas”.

A análise revelou que 65% dos consumidores acreditam que precisam assinar algum provedor de streaming para fazer um aluguel ou a compra digital de um filme, o que não coincide com a realidade, pois nessa modalidade o consumidor vai pagar somente por aquilo que quiser assistir. A maioria confunde serviços de assinatura de conteúdo, como Netflix e Amazon Prime, e OTTs de canais de TV, como Fox Premium e Paramount+, em que é cobrada uma assinatura mensal e não há oferta dos lançamentos que acabaram de sair do cinema. Para Pugsley, essa foi a revelação mais surpreendente do estudo: “Sabíamos que a curva era alta, mas não tão acentuada. Mais da metade dos consumidores entrevistados acreditam que precisam assinar algum provedor de streaming para fazer um aluguel ou copra digital de filmes”.

Devido à quantidade de conteúdo ofertado e à falta de clareza sobre o que cada um dos provedores de filmes e séries oferece (e seu modelo de consumo), os consumidores se sentem confusos e não conseguem diferenciar as ofertas dos diversos players do mercado. Sem o entendimento do tipo de conteúdo e modelo de pagamento oferecido por cada tipo de serviço, 59% dos consumidores têm uma visão errônea e acreditam que é possível fazer a compra ou aluguel de um filme via Netflix.

Grandes lançamentos do cinema chegam primeiro e com exclusividade às plataformas digitais para aluguel e compra e, depois, começam a percorrer outros serviços: primeiramente canais de TV a cabo, seguido de TV aberta e, por fim, provedores de conteúdo por assinatura (por exemplo, Netflix). O tempo real que estes lançamentos levam entre a oferta nas plataformas digitais e nesta última etapa (serviços de assinatura) gira em torno de dois anos. Entretanto, a pesquisa evidenciou que, para muitos consumidores, a percepção desse período é bem mais curta: em média, de cinco a 12 meses, a depender do serviço.

Outra questão abordada na pesquisa, que é desconhecida pela maioria dos consumidores – cerca de 81% – é sobre o tempo que o conteúdo permanece disponível nas plataformas digitais após efetuar a escolha e o aluguel do mesmo. Uma vez iniciada a exibição, as plataformas concedem até 48 horas para ver e rever e assistir cenas favoritas de maneira aleatória, independente da mídia – TV, tablet, celular ou computador. Após as 48 horas, o conteúdo some da lista pessoal e aí sim deverá ser alugado novamente, caso o consumidor deseje assistir mais uma vez.

Diante dos resultados do estudo, o executivo analisa: “O mercado como um todo precisa investir em comunicação, tanto sobre os benefícios quanto sobre a simplicidade de efetuar o aluguel e a compra digital; o caminho seria através de seus meios de comunicação, redes sociais e onde o público se informa sobre lançamentos de filmes e séries de TV. Contudo é chave que tenhamos uma uniformização de mensagem ao consumidor já que hoje existe uma grande confusão”.

A campanha aproveita para divulgar os lançamentos da Sony Pictures deste ano que já estão disponíveis exclusivamente nas plataformas digitais para aluguel e compra. São eles: “Jumanji: Próxima Fase” (lançado em 1º de abril), “Adoráveis Mulheres” (lançado em 8 de abril), “Bloodshot” (lançado em 10 de abril), “Bad Boys Para Sempre” (lançado em 29 de abril), “Um Lindo Dia Na Vizinhança” (lançado em 20 de maio) e “O Grito” (lançado em 3 de junho).

Resultados na pandemia

O isolamento social possibilitou o aumento do consumo de entretenimento caseiro no geral, além da procura por novos formatos e conteúdos – o que inclui o aluguel e a compra de títulos nas plataformas digitais. “Quanto mais consomem, mais as pessoas se familiarizam com os serviços oferecidos pelo mercado digital”, observa Pugsley. Nesse sentido, ele traz alguns resultados interessantes: “Nos meses de maior pico da quarentena aqui no Brasil, vimos a quantidade de transações subir vertiginosamente. As vendas e aluguéis de filmes de catálogo em abril e maio tiveram um aumento expressivo e praticamente dobraram. E os filmes lançados mais recentemente tiveram uma performance 50% maior que a esperada originalmente. Ou seja, a resposta foi excelente e demonstrou que o consumidor está buscando esse conteúdo cada vez mais”.

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