CINEMA
25/11/2020, 23:07

2ª Mostra Cinemas do Brasil será realizada em dezembro, de forma virtual e gratuita

A 2ª Mostra Cinemas do Brasil – No mundo de 2020 será realizada em formato virtual, com início em 1º de dezembro de 2020, e contará com mais de 40 filmes sobre cinemas de rua do Brasil, que poderão ser assistidos de forma gratuita até 31 de dezembro no site da Mostra. Uma programação paralela será realizada também no portal da Mostra Cinemas do Brasil e contemplará exibições de longas-metragens, websérie e encontros com realizadores dos filmes que integram a programação.

A segunda edição da Mostra apresenta um panorama de curtas-metragens, em sua maioria documentários, que buscam homenagear os cinemas de rua do país, além de propor uma discussão sobre a atual situação desses monumentos arquitetônicos que, em grande parte, estão de portas fechadas e sem nenhum tipo de reparo ou manutenção. A mostra temática tem por objetivo tornar os cinemas de rua os protagonistas das histórias na tela e contempla produções de várias cidades do país. A programação completa da 2ª Mostra Cinemas do Brasil – No mundo de 2020 será divulgada em breve no portal e redes sociais do evento – Facebook e Instagram.

A primeira edição da Mostra Cinemas do Brasil, intitulada "Quando a sala de projeção vira personagem", foi realizada entre fevereiro e julho de 2019 em mais de 40 cidades brasileiras e exibiu 24 filmes sobre cinemas de rua do país, com abertura no Cinema Olympia em Belém-PA, por sua importância histórica e por ser o mai antigo cinema de rua do país em funcionamento.

O projeto Mostra Cinemas do Brasil é idealizado e coordenado por Eudaldo Monção Jr. e é uma produção Memorabília Filmes. Ação realizada com recursos da Lei Federal nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc. Esta edição na Mostra Cinemas do Brasil conta com o apoio cultural da Tarrafa Produções e do site Apostila de Cinema. A curadoria foi realizada por Eudaldo Monção Jr, diretor dos filmes "Cine Rio Branco","Recordações de Ontem" e "Os Cinemas do Brasil em Tempos de Pandemia", e por Priscila Urpia, curadora integrante do Coletivo #CineRuaPE, Cineclube CineRua e do Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco.

Comentários

1 Comentário

  1. Avatar Roberto Moreno disse:

    Parabéns pela iniciativa – Gostaria de saber se é possível assistir a 2ª Mostra Cinemas do Brasil – aqui em Portugal.

Deixe o seu comentário!

© 1996-2021 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top