Embratur busca consultoria para criar film commission nacional

Marcelo Freixo discute cooperação na área do audiovisual com espanhóis durante a Fitur 2024, em Madri. (Crédito: Renato Vaz/Embratur)

O audiovisual segue como tema central na Embratur. A agência de desenvolvimento e promoção do turismo no Brasil aposta no audiovisual como plataforma de promoção do País no exterior, ao mesmo tempo que acredito no potencial do setor para atrair o turismo de negócios.

Na quarta-feira, dia 24, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com os dirigentes da Film Commission da Espanha, em Madri, durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), para discutir a possibilidade de consultoria do país europeu para ajudar o Brasil na criação de uma film comission nacional.

A intenção é que, com a experiência de sucesso da Film Commission da Espanha, a Embratur traga para o Brasil a expertise para criar um órgão correlato e apoiar os estados na captação de filmes que tenham potencial de induzir o turismo internacional no País. Nesse caso, a comissão espanhola atuaria como consultora para ajudar a agência a estruturar o órgão.

As films commissions, vale lembrar, são estruturas que têm como objetivo promover as qualidades e atratividades de um destino para receber filmagens. Também contribuem para fortalecer a sinergia entre setor do turismo e o do audiovisual, aumentando o interesse estrangeiro em conhecer, por exemplo, cenários e paisagens. Na Espanha, a film comission é uma associação sem fins lucrativos criada em 2001 e que colabora com o governo, instituições e produtoras cinematográficas, e coordena a rede de film commissions e escritórios de cinema no país.

Além da Espanha, que tem se destacado em produções para as plataformas de streaming, a Embratur se inspira em países como a Coreia do Sul e a Nova Zelândia, que também conseguiram alavancar de forma expressiva o turismo com a ajuda de filmes, séries e o chamado "soft power". De acordo com a Embratur, o diálogo entre turismo e audiovisual é um dos pilares da atual gestão do órgão.

"Estamos conhecendo as melhores práticas internacionais para trazermos ao Brasil e conectarmos cinema e turismo. Nosso país tem uma grande produção audiovisual e destinos turísticos únicos no mundo. Essa sinergia é estratégica para sermos mais competitivos. Vamos estimular assim o turismo e a produção audiovisual nacional", afirmou Freixo por meio de nota da Embratur.

Segundo a agência, em outubro passado, Freixo se encontrou com o presidente da Ancine, Alex Braga, para conversar sobre o fortalecimento do turismo audiovisual no Brasil. Eles falaram sobre como fortalecer as film commissions locais do Brasil e em como criar uma film comission nacional.

Cinema

Em 2023, a Embratur promoveu um edital de curtas para estimular turismo audiovisual, o "Brasil com S". À época do lançamento, a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, afirmou a TELA VIVA que a intenção da Embratur "é se aproximar cada vez mais desse importante setor (audiovisual) e aproximar o marketing turístico internacional às produções audiovisuais".

O processo se encerrou em 7 de dezembro e o próximo passo é a análise dos roteiros e a seleção dos cinco vencedores pela Comissão Julgadora.

No "Brasil com S", a Embratur recebeu 109 projetos do gênero ficção, 21 de animação e 280 documentários. Dos inscritos, 121 são geridos por sócios autodeclarados pessoas pretas, pardas, indígenas ou PCDs (pessoas com deficiência).

O edital ficou aberto por 45 dias e recebeu propostas de todas as partes do país. Foram 19 da Região Norte, 64 do Nordeste, 17 do Centro-Oeste, 60 da Região Sul e mais 250 do Sudeste. A agência apoiará cinco projetos que promovam o país como destino turístico internacional.

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