Canal Brasil e CurtaOn preparam programações temáticas dos 60 anos da ditadura militar no Brasil 

"Codinome Clemente" (Foto: Divulgação/ Canal Brasil)

Entre 31 de março e 1º de abril de 1964, o Brasil iniciava uma das páginas mais tristes de sua trajetória: a ditadura militar. Foram mais de vinte anos de repressão. Produções audiovisuais retratam a época a partir de diferentes ângulos e, agora, no aniversário da data, serão exibidas na TV paga e no streaming. O Canal Brasil fará uma maratona de produções com a temática a partir de segunda-feira, dia 1º de abril, às 7h. Durante três dias ininterruptos, a grade do canal será ocupada por longas, curtas e séries que retratam a época mais obscura da história do País e relembram a restrição à liberdade e censura sofridas pela população brasileira e também protestos e manifestações da arte realizados nos anos de governo militar.

A programação traz como destaque dois curtas e um longa inéditos. O curta "Meio-Dia", que será exibido às 23h15 do dia 1º, é dirigido por Helena Solberg e traz jovens em uma sala de aula que iniciam uma rebelião e ameaçam matar o professor como uma forma de resposta aos anos de tortura e repressão militar. No dia 2, às 22h40, o curta "Trago Notícias de Fernando", de Jáder Barreto Lima, reúne entrevista e reconstitui algumas cenas importantes sobre o Frei Fernando de Brito, padre dominicano que se firmou como uma figura importante no movimento de resistência à ditadura. 

No ar no dia 3, às 21h, o longa-documentário "Codinome Clemente", coproduzido pelo Canal Brasil, tem como costura principal o depoimento de seu protagonista, Carlos Eugênio Paz – músico, escritor e ex-guerrilheiro, chamado de Clemente, que participou da ALN (Aliança Libertadora Nacional). Dirigido e roteirizado por Isa Albuquerque, que busca retratar a geração que combateu o regime militar, o filme conta com imagens de arquivo e entrevistas de companheiros de luta de Clemente. Além dos conteúdos inéditos, a maratona do Canal Brasil conta com títulos como "Democracia em Preto e Branco", de Pedro Asbeg; "O Pastor e o Guerrilheiro", de José Eduardo Belmonte; "O Dia que Durou 21 Anos", dirigido por Camilo Tavares; e "Cabra Marcado para Morrer", de Eduardo Coutinho, entre outros.

Já o CurtaOn – Clube de Documentários preparou uma seleção de filmes e séries que contam como foram os anos de ditadura militar sob as mais diversas perspectivas. O especial é composto por produções que contemplam todo o período da ditadura, desde a ascensão dos militares ao poder – como em "O Dia Que Durou 21 Anos", que também figura na programação do Canal Brasil -, passando por momentos de sangrenta perseguição e enfrentamento aos opositores do regime – como em "Hércules 56", "Sobral – O Homem Que Não Tinha Preço" e "Soldados do Araguaia -, e chegando na abertura política com "Democracia em Preto e Branco" e "Tancredo Neves – A Travessia".

O CurtaOn é o streaming do Curta!, disponível no Prime Video Channels, da Amazon; na Claro tv+ e ainda no site oficial da plataforma

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui