Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) MinC exonera mais de 80, incluindo coordenadores da Cinemateca e do CTAv

MinC exonera mais de 80, incluindo coordenadores da Cinemateca e do CTAv

O Ministério da Cultura publicou mais de 80 exonerações e afastamentos na edição desta terça, 26, do Diário Oficial da União. Foram exonerados de cargos eletivos nas mais diversas áreas da Cultura, incluindo a Secretaria Executiva, o Gabinete do Ministro, a Ouvidoria, o Instituto Brasileiro de Museus, a Biblioteca Nacional, a Funarte e as secretarias de Economia Criativa; da Cidadania e da Diversidade Cultural; de Articulação Institucional; de Políticas Culturais; de Fomento e Incentivo à Cultura.

Na Secretaria do Audiovisual, foram nove exonerações, sendo cinco na Cinemateca Brasileira. Deixam a Cinemateca a coordenadora-geral, Olga Toshiko Futemma; o coordenador do Centro de Documentação e Pesquisa, Alexandre Myaziato; o coordenador do Laboratório de Som e Imagem, Adinael Alves de Jesus; a coordenadora da Difusão e do Núcleo de Programação, Nacy Hitomi Korim; e o coordenador de Planejamento e Administração, Daniel Oliveira Albano. Além disso, foi exonerado o coordenador-geral do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), José Eduardo Castro Macedo.

Segundo o MinC, o movimento foi uma reestruturação para valorizar servidores de carreira. Em nota, o ministério diz que “a medida promove o desaparelhamento do Ministério da Cultura e valoriza o servidor de carreira”. Além disso, afirma que, uma vez homologada a reestruturação pelo Ministério do Planejamento, será aberto processo seletivo para preenchimento dos cargos de chefia pelos servidores concursados.

4 COMENTÁRIOS

  1. Fico atônita com esse desmonte tão frequente na Cinemateca. A Olga Futemma é uma funcionária de carreira da instituição. Há muito tempo tem sido responsável pelo acervo e tem lutado bravamente pela sobrevivência da Cinemateca. Não entendo como essa exoneração possa ser considerada um “desaparelhamento” da instituição. Isto sim é que é desvalorizar uma profissional conceituada do setor.

    • Exato! fico besta… completamente ‘fora da ordem’… e ainda significa: dane-se o processo no Senado… já tomamos posse… Acho que nem os militares foram tão rápidos no desmonte!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile