Planejamento e investimento em conteúdo digital

Se engana quem pensa que falar sobre Digital, planejamento e o crescimento dele no mercado audiovisual seja um assunto ultrapassado. A cada ano que passa temos uma projeção de crescimento e consumo do digital ainda maior. Estamos falando de mais de 5 bilhões de usuários ativos, que gastam em média 6 horas e 37 minutos dia – segundo dados da pesquisa da DataReportal 2023. O público é variado – entre os 16 e mais de 65 anos de idade – em um mesmo meio de distribuição de conteúdos.

* Bruna Cassapietra e Laura Terra – fundadoras da beel films – produtora de criação de conteúdos digitais.

Outro aspecto a considerar é que todos os públicos estão ativos. É um equívoco a ideia de que o seu público não está no digital, ou que não precisa de um bom investimento e tempo para o mesmo. De alguma maneira, em alguma rede social, ele está sim, consumindo conteúdos diariamente. Conteúdos variados, que podem causar um efeito imediato – proporcionando interesse e com isso gerando uma ação, como a compra de um produto – ou então, conteúdos que criam lembrança de marca. E é aí que está a chave para o sucesso no mundo digital.

A lembrança da marca é fundamental para o desenvolvimento e fidelização do público-alvo. Além de ser uma forma de garantir o movimento cíclico do seu público, aquele(a) que ainda não consome a marca – pode não fazer parte da geração e perfil no presente momento – mas já começa a ser impactado(a) pela mesma, aumentando a possibilidade de passar a comsumir em um futuro próximo.

Para ter essa consistência e trabalho de prospecção ao longo prazo é fundamental a criação de conteúdo recorrente, com relevância e qualidade. Pois, ainda que seja ótimo pensarmos que estamos alimentando uma rede com bilhões de usuários, por outro lado tem o grande desafio da concorrência. Seja a concorrência direta, com outras marcas e serviços, ou a indireta, como conteúdos de amigos, familiares, entretenimento… É então que surgem detalhes essenciais para trabalhamos.

Nesse sentido, é necessário um planejamento mensal entre marcas e produtoras de conteúdo, para alinharem os objetivos, expectativas e temas que serão trabalhados mês a mês. Um fluxo ágil e inovador no desenvolvimento dos roteiros e pautas – pensando desde o macro até o micro – como legendas e hashtags de impacto.

Outro aspecto importante é a habilidade técnica para gravação, edição e finalização, trabalhando sempre com o famoso prazo do mercado digital "para ontem", que é sobre estar à frente do tempo no digital, o que realmente é um grande desafio.

Por isso repetimos, se engana quem pensa que é um assunto ultrapassado e que tem como deixar para última hora. Não é apenas um "videozinho" rápido, é sobre um conteúdo eficaz, que chama atenção de diversas pessoas no meio de bilhões e que gera um investimento ao longo prazo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui