No próximo domingo, dia 03 de março, a partir das 23h, a segunda temporada da série brasileira “Amigo de Aluguel” estreia na Universal TV. A produção da O2 Filmes foi criada por Dainara Toffoli e Josefine Trotta e contou com Dainara Toffoli, Luis Pinheiro e Max Calligaris na direção.
Nesta quarta-feira, 27 de fevereiro, o canal realizou em São Paulo um evento de apresentação dos novos episódios. O primeiro deles, intitulado “O Padre”, mostra o protagonista Fred assumindo a identidade de um padre para realizar um batismo e, assim, tirar a sogra católica do pé da sua cliente, Julia (Micheli Machado). Além desse episódio inicial, a segunda temporada tem outros quatro – um número relativamente pequeno para seriados – todos com cerca de 26 minutos de duração. Paulo Barata, CEO da NBCUniversal Networks Brasil, explica: “A ideia é mesmo romper com essas tradições vindas da TV Aberta, um modelo que não funciona na Universal. Temporadas mais longas e tempos de duração mais extensos são características adaptadas ao marco de programação, e hoje não existe mais isso. O ponto é entender o orçamento disponível e fechar essa equação pensando ainda no gênero, possibilidades de distribuição e etc.”. Para Carolina Alckmin, produtora da O2, o público também gosta desses formatos e já se desacostumou aos episódios mais longos.
Os protagonistas da série – Felipe Abib, Luciana Paes, Thiago Amaral e Christiana Ubach – retornam na nova leva. Além deles, participam dos episódios os atores Bianca Müller (“Unidade Básica”), Luiz Serra (“171 – Negócios de Família”), Mariana Armellini (“Olívias na TV”), Robson Nunes (“Tim Maia”), Cris Nicolotti (“Babilônia”), Virgínia Cavendish (“Lisbela e o Prisioneiro”) e Thomas Huszat (“À Deriva”). Sobre o elenco e os personagens, Luis Pinheiro, um dos diretores, comenta: “Nós trabalhamos bastante na construção dos personagens, no sentido de deixá-los bem sólidos, antes de desenvolver o roteiro. A afinidade entre os atores e o fato de todos terem vindo da comédia nos ajudou muito no sentido de fazer uma boa produção do gênero.”. Segundo Pinheiro, o grande truque da comédia é simples: fazer rir e rir de si mesmo. “Nosso jeito de fazer, as cores que usamos, as cenas sem tanto olho no olho, que é uma coisa mais do drama… Toda essa irreverência no fazer funciona para comédia.”, completa.
Por fim, sobre a possibilidade de próximas temporadas, Barata diz: “O desejo é sempre pela continuidade, mas dependemos de fatores como financiamento, que é público, e a disponibilidade da produtora. Mas a ideia é investir em projetos longevos, assim como estamos fazendo com ‘Unidade Básica’ e ‘Rotas do Ódio’. Esses nossos projetos brasileiros terão sempre suas estreias previstas para os meses de março e abril ou agosto e setembro, porque assim elas não disputam diretamente com lançamentos das séries de fora.”.
“Amigo de Aluguel” estreou na Universal TV em agosto do ano passado – a primeira temporada está disponível no Universal Play para assinantes da plataforma. Na trama, Fred (Felipe Abib) é um ator desempregado, sem perspectivas de futuro e com um filho de nove anos. Nesse cenário, ele aceita um trabalho inusitado: ser amigo de aluguel e usar seu trabalho com a atuação para assumir diferentes identidades, criando personagens de ficção sob medida para seus clientes. Em sua estreia, a série recebeu cinco indicações ao The Brazilian Critic 2018 e venceu duas categorias, “Melhor Ator em Série de Comédia” (Felipe Abib) e “Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia” (Luciana Paes).