Ipsos lança metodologia para que marcas possam identificar a motivação dos consumidores

O Ipsos Marketing apresentou ao mercado brasileiro na manhã desta quinta-feira, 27, a metodologia Ipsos Censydiam, que reúne produtos qualitativos e quantitativos do instituto de pesquisa para ajudar clientes a construírem estratégias de comunicação baseados nas motivações humanas dos consumidores. De uma forma geral, as motivações estão divididas em oito grupos (prazer, convivialidade, pertencimento, segurança, controle, reconhecimento, poder e vitalidade), mas, segundo Leda Kayano, diretora da Ipsos Marketing, a pesquisa é totalmente customizável dependendo das categorias. “O ponto de partida não são as marcas, são sempre as pessoas”, afirma a executiva.

O objetivo da metodologia é entender a estrutura do mercado, identificando oportunidades de crescimento dentro da categoria e para novas categorias. O passo seguinte é criar estratégias para o crescimento da marca, tornando-a mais relevante e otimizando o seu posicionamento. Por fim, há a avaliação e monitoramento da performance das marcas. Leda observa que os insights na pesquisa têm reflexo nas escolhas de mídia da marca. “Vai mexer com a comunicação e com como você comunica o novo posicionamento. É muito estratégico porque avalia o que está por trás do humano para depois chegar á mercadoria”, diz.

De acordo com Leda, três marcas brasileiras já estão usando a metodologia. Na apresentação, foi destacado o case da Asics, que elevou em 42% o brand equity em dois anos ao mudar o posicionamento, focando na superação dos próprios feitos com a campanha “Better your Best”.

No Brasil, o Ipsos está conduzindo por conta própria uma pesquisa que usa a metodologia para entender as oportunidades com a Copa. A ideia do instituto é conquistar a adesão das marcas que estão investindo no evento esportivo.

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