Compartilhar rede de cabo é impossível fisicamente, afirma Net

A Net Serviços é contra a determinação expressa na consulta pública 31, sobre o novo Regulamento de TV a Cabo, de compartilhamento de infraestrutura e redes com outras prestadoras de interesse coletivo por um motivo simples: segundo a companhia, não é tecnicamente possível a desagregação de elementos de uma rede de cabo. Ao contrário da rede de par trançado ou fibra, no caso das empresas de TV por assinatura, um único cabo atende a vários domicílios e, além disso, é usado para prestar diferentes serviços como voz, TV e banda larga. "Assim, compartilhar elementos de rede de cabo com outra prestadora é impraticável fisicamente, pois resultaria no compartilhamento de todos os assinantes atendidos pelo cabo compartilhado com outra prestadora e impossibilitaria a prestação de diversos serviços pelo cabo", diz a companhia.
SEAE
Quem também se mostrou contra a obrigação de compartilhamento foi a Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Fazenda, para quem o estímulo máximo a novos investimentos em infraestrutura se dá quando o entrante está protegido da obrigação de compartilhamento até que sua operação torne-se competitiva. A secretaria sugere alterar o dispositivo levando-se em consideração o conceito de PMS. Ou seja, deveria ser obrigatório o compartilhamento de elementos de rede dos detentores de PMS com os não detentores.
A Net Serviços ainda argumenta que a obrigação de compartilhamento, de acordo com a LGT, só existe quando não é economicamente viável a construção de uma nova infraestrutura que possibilite uma competição efetiva àquela existente.
Vale lembrar que a Lei de Tv a Cabo já prevê o compartilhamento de até 30% da capacidade da rede, ainda que este dispositivo nunca tenha sido utilizado no mercado. Por outro lado, o Plano Geral de Metas de Competição acabou deixando de fora essa obrigação de unbundling das redes de TV paga por considerar isso inviável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui