Cinema Indígena estará em foco no 34º Curta Kinoforum 

“Yuri U Xëatima Thë - A Pesca Com Timbó” (Foto: Divulgação)

A produção de cineastas indígenas brasileiros está em foco no 34º Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, que acontece de 24 de agosto a 3 de setembro, em diversas salas da capital paulista, com entrada gratuita.

Olinda Tupinambá, Priscila Tapajowara e Takumã Kuikuro, três expoentes dessa cinematografia, exibem retrospectivas de suas carreiras na seção Foco do evento, intitulada "Questão do Céu e da Terra" e composta por 13 curtas. Eles participam também de encontro sobre suas carreiras, agendado para o dia 28 de agosto, às 18h, na Cinemateca Brasileira.

O festival exibe ainda outros dez títulos dirigidos por indígenas ou sobre os povos originários brasileiros. No inédito "Onde a Floresta Acaba", o diretor Otavio Cury reflete sobre a perda do jornalista britânico Dom Phillips, seu amigo, e revisita a primeira viagem que fizeram à Amazônia e os filmes que realizaram juntos. A designer Alessandra Sampaio, viuva de Dom Phillips, acompanha a projeção e conversa com o público no dia 25 de agosto, às 20h, no CineSesc. 

Uma trilogia realizada por cineastas Yanomami traz elogiadas produções que estão fazendo carreira em festivais de cinema do Brasil e do exterior. "Yuri U Xëatima Thë – A Pesca Com Timbó" e "Thuë Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando" são assinados por Edmar Tokorino Yanomami, Roseane Yariana Yanomami e Aida Harika Yanomami. Já "Mãri Hi – A Árvore do Sonho" tem direção de Morzaniel ?ramari e foi selecionado para o importante Festival de Documentários de Sheffield, na Inglaterra, e venceu a competição de curtas brasileiros no É Tudo Verdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui