Novo filme de Julio Bressane, "Capitu e o Capítulo" estreia nesta quinta, 27, nos cinemas 

Enrique Diaz e Mariana Ximenes em "Capitu e o Capítulo" (Foto: Viviane D'Avila)

Um dos maiores clássicos da literatura nacional, "Dom Casmurro", ganha uma nova leitura cinematográfica pelas mãos de Julio Bressane. "Capitu e o Capítulo" chega aos cinemas nesta quinta-feira, dia 27 de julho, dentro das seguintes praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Aracaju, Balneário Camboriú, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife e Salvador. A classificação indicativa é 14 anos.

No filme, Mariana assume o famoso papel de Capitu, cujos "olhos de cigana oblíqua e dissimulada" seduzem o jovem Bentinho (Vladimir Brichta), que, anos mais tarde, na maturidade, narra toda essa história, assumindo o apelido de Casmurro (Enrique Diaz). O que era amor se tornou um ciúme doentio, em devaneios do protagonista, que acabaram consumindo a paixão. Assista ao trailer: 

Trailer de "Capitu e o Capítulo"

Bressane viu em Machado a possibilidade de o transformar em filme, novamente, como já fizera com "Memórias Póstumas de Brás Cubas", em 1985. "A prosa capitular sugere a montagem cinematográfica. Os capítulos são retalhos de outros capítulos, de outras ficções, de outros recomeços, traço apagado de um perfil", comenta sobre "Dom Casmurro". 

Entre outras coisas, o longa ressalta a importância de Machado para a cultura brasileira, e o Brasil como um todo. "O genial escritor brasileiro, preto, nascido pobre, marcado pelo temor da epilepsia, do implacável ataque imprevisto, foi um escritor e leitor miraculoso. Leitor forte ele desborda, ultrapassa, reescreve, recria, introduz uma música de beleza nova em uma planta transplantada de outro chão", conclui o cineasta.

"Capitu e o Capítulo" é uma produção da TB Produções e uma coprodução Globo Filmes, distribuído pela Pandora Filmes. No FestCine Aruanda, o longa ganhou diversos prêmios, entre eles, Melhor Filme, Direção e Prêmio da Associação Brasileira de Críticos – Abraccine, e teve estreia mundial no Festival de Roterdã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui