Retomada da FilmBrazil em Cannes gera USD 12 milhões em negócios imediatos

Marianna Souza, presidente da APRO e gerente executiva da FilmBrazil, apresenta os resultados em evento em SP (Foto: Divulgação)

Com o intuito de resgatar o encantamento do mercado internacional pelo Brasil, a FilmBrazil – plataforma internacional desenvolvida pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), apresentou a campanha "Made in Brazil", criada pela Ampfy.

Com peças de mídia digital e ações promovidas no evento, o projeto conseguiu um resultado positivo. Ao longo da semana, foram realizadas mais de 650 reuniões, sendo que, destas, 36,7% foram com novos contatos. Entre os países que demonstraram maior interesse em conhecer as produtoras associadas à FilmBrazil e os serviços de produção brasileiro, os EUA lideraram com 24%, seguido da Espanha com 15%, e da Holanda, do Reino Unido e dos Emirados Árabes com 7% cada.

Dessa forma, a retomada do projeto gerou USD 12 milhões de negócios imediatos para as produtoras, levando a uma projeção de USD 36 milhões para os próximos 12 meses. De acordo com 58% das associadas, os números foram maiores ou muito maiores do que o esperado.

Entre as ações da FilmBrazil durante o festival, estão a promoção de um show ao vivo do cantor Wilson Simoninha, em conjunto com o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta e Jair de Oliveira, com o apoio da Globo, no happy hour que aconteceu no dia 22 de junho. A atração foi tão bem-sucedida que recebeu 410 pessoas de 56 países no terraço do Palais des Festivals para acompanhar esse evento sem precedentes na história do Cannes Lions. No evento, estiveram presentes as principais empresas do mercado, como Amazon, Ambev, Bayer, Diageo, Mcdonald's, Pepsico, entre muitas outras. Destes, os principais participantes das marcas foram diretores (31%), CEO/fundadores/parceiros (18%) e gerentes (13%).

Resultados do Brasil em Cannes 

O Brasil sempre foi um dos grandes destaques nas premiações do Cannes Lions, figurando entre o 3° e 4° lugar. Na edição de 2023, o país conquistou 92 leões, tendo 5,5% mais peças inscritas, 18,5% mais shortlists e 31,5% mais leões em comparação ao ano anterior, ficando na 3ª posição em número de inscrições, atrás apenas dos EUA e do Reino Unido.

As premiações foram nas seguintes categorias: Brand Experience & Activation, Creative B2B, Creative Commerce, Creative Data, Creative Effectiveness, Creative Strategy, Design, Digital Craft, Direct, Entertainment, Entertainment Lions For Gaming, Entertainment Lions For Music, Entertainment Lions For Sport, Film, Film Craft, Glass: The Lion For Change, Health & Wellness, Industry Craft, Innovation, Media, Mobile, Outdoor, PR, Print & Publishing, Radio & Audio, Social & Influencer, Sustainable Development Goals e Titanium. Entre eles, há dois Grand Prix (prêmios máximos) e um Titanium Lions (categoria mais seletiva do festival).

Além disso, na categoria Film Craft, o Brasil levou seis leões com os trabalhos Buscapé, produzido pela O2 Filmes, e Shout, dirigido pelo brasileiro Vellas e produzido pela Rebolucion México. O destaque da categoria foi para o filme da Telefónica, que conquistou um Leão de Ouro.

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