Academia Brasileira de Cinema divulga finalistas do Grande Prêmio

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais acaba de divulgar a lista com os finalistas do 19º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que será no dia 10 de outubro, com cerimônia transmitida pela TV Cultura. A abertura dos envelopes com os vencedores será ao vivo, auditada pela PwC (a mesma que faz a apuração do Oscar), e o Troféu Grande Otelo será entregue diretamente na casa de cada um deles, depois da premiação.

Os finalistas concorrem em 32 categorias e foram escolhidos em votação pelos sócios da Academia – que, por abarcar produções de todo o setor, este ano passa a se chamar Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. "Bacurau", dirigido por Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, é o longa com maior número de indicações (15 categorias), seguido por "A Vida Invisível", de Karim Aïnouz (14) e "Simonal", de Leonardo Domingues (10).

Em relação às produções para TV e OTT, as indicações são "Aruanas" (da Maria Farinha Filmes para o Globoplay), "Coisa Mais Linda" (da Prodigo para a Netflix), "Detetives do Prédio Azul" (da Conspiração para o Gloob), "Sessão de Terapia" (da Moonshot Pictures para Globoplay/GNT) e "Sintonia" (da Los Bragas para a Netflix), na categoria ficção para TV paga/OTT, e "Carcereiros" (Gullane), "Cine Holliúdy" (Glaz Entretenimento), "Elis – Viver é Melhor que Sonhar" (Bravura Cinematográfica), "Segunda Chamada (02 Filmes) e "Sob Pressão" (Conspiração), todas da Globo, na categoria melhor série de ficção para a TV aberta. A lista completa de finalistas está disponível no site da Academia.

A lista de finalistas reúne mais de 200 profissionais indicados, 35 longas-metragens brasileiros e 10 longas estrangeiros (21 de ficção, oito documentários, três infantis, três de animação, cinco internacionais e cinco ibero-americanos). Ao todo, este ano também estão na disputa 15 curtas brasileiros (cinco de ficção, cinco documentários e cinco de animação); e 20 séries (cinco de animação para TV paga/OTT, cinco documentários para TV paga/OTT, cinco ficção TV paga/OTT e cinco ficção TV aberta).

No ano em que o Grande Prêmio homenageia coletivamente a indústria audiovisual, foram inscritos mais de 1.300 profissionais nas diferentes categorias, 81 longas de ficção (incluindo infantis e animação), 56 longas documentários, 64 curtas-metragens, 82 séries brasileiras, 37 longas-metragens internacionais e 14 longas ibero-americanos.

Os vencedores serão escolhidos no segundo turno, que começa no dia 31 de agosto com votação entre os sócios da Academia. Em data que será divulgada em breve, a votação popular pela internet será iniciada para que o público eleja seu filme favorito entre os 15 longas brasileiros finalistas de ficção (drama e comédia) e documentário.

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020 tem patrocínio da Sabesp por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A correalização é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo; o apoio é da Spcine e a realização é da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo e Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui