A Clube Filmes, produtora fundada pelo cineasta Fabrício Bittar, começa a atuar agora também como distribuidora de filmes. Como produtora, foi responsável por trabalhos comercialmente bem-sucedidos e reconhecidos com diversas premiações, como os filmes "Como se Tornar o Pior Aluno da Escola", "Os Exterminadores do Além contra a Loira do Banheiro", "Amor Sertanejo", "Alice no Mundo da Internet", "Acampamento Intergaláctico", "Como Hackear seu Chefe" e o inédito "Inexplicável".
A estreia na distribuição acontece com o longa-metragem de animação dinamarquês "Missão Antena – Uma Aventura Intergaláctica". Segundo Fabrício Bittar, a decisão de partir para mais uma área de atuação partiu do desejo de trabalhar ainda mais com cinema. "A decisão veio de paixão por cinema e do querer trabalhar com filmes. Na produção, há uma limitação que é o tempo de produção", diz, lembrando que entre concepção e finalização de um filme é possível passar longos períodos. Além disso, conta que Clube costuma se envolver na distribuição de seus lançamentos. A produtora não só criou todos os pôsteres e trailers dos filmes por ela produzidos, como já foi chamada por distribuidoras para criar os pôsteres de filmes de terceiros.
Bittar fiilmou neste ano seu primeiro longa dramático, o "Inexplicável", e tinha vontade de fazer internamente a distribuição. "Entendemos que para fazer distribuição é importante ter um volume de filmes. Comecei a sair ao mercado para entender o que teríamos para distribuir. Escolhemos iniciar pela animação porque a dublagem permite um trabalho criativo também, como escolher os talentos para dublagem", diz. "Para mim é muito importante a conexão com o público. Este é o foco principal", diz.
O diferencial em relação à maioria das distribuidoras independentes é que a Clube Filmes pretende se distanciar do modelo "art house", buscando filmes que consigam se comunicar muito bem com o público amplo. Aproveitando a popularização de diferentes cinematografias fomentada pelas plataformas de streaming, a Clube pretende buscar fora o mainstream norte-americano animações de outros países e está negociando outros gêneros como filmes de ação orientais.
A ideia é distribuir títulos com potencial para salas de cinema, mas atuar também junto às outras janelas. Além disso, Bittar explica que nova empreitada não diminui o relacionamento da Clube com outras distribuidoras. "Temos projeto com a Manequim e com a Galeria e muitas conversas de codistribuição", conta.
"Missão Antena – Uma Aventura Intergaláctica"
A primeira distribuição da Clube Filmes, a animação "Missão Antena – Uma Aventura Intergaláctica", conta com a dublagem dos influenciadores Gato Galáctico – que tem mais de 1,5 milhão de seguidores no Instagram, 1,6 milhão no TikTok e 17 milhões no YouTube – e Luluca -com mais de 5,3 milhões de seguidores no Instagram, 4,1 milhões no TikTok e 14,3 milhões no YouTube – interpretando os protagonistas Allan e Luna, respectivamente. O elenco de dublagem também inclui talentos como Lucas Salles, da novela "A Infância de Romeu e Julieta", e Carlos Seidl, conhecido por dar voz ao Seu Madruga, do programa "Chaves", entre outros. O filme acompanha a história de Luna, uma alienígena que faz o seu melhor para compreender as peculiaridades da Terra e dos humanos. Seu novo amigo Allan a ajuda a encontrar sua nave espacial para que ela possa retornar ao seu lar distante.
A animação chega exclusivamente aos cinemas no dia 9 de novembro e já conta com cartaz e trailer – veja abaixo. A produção, baseada no romance de Line Knutzon e Peter Frödinda, é da Nordisk Film, com direção de Amalie Næsby Fick e roteiro de Amalie Næsby Fick e Thomas Porsager.
Bittar pretende distribuir o longa em pelo menos 250 salas. "Tem potencial para isso. É um lançamento grande para quem está começando, mas acreditamos muito no potencial do filme e no trabalho que fizemos", finaliza.