Curtiu Produções lança webséries em meio à quarentena

A Curtiu Produções, produtora independente do Rio de Janeiro comandada pelas sócias Karla Fassini, produtora executiva, e Vivianne Marques, diretora de conteúdo, segue produzindo conteúdos audiovisuais mesmo em meio à quarentena. É o caso da websérie "Palavra de Mulher", que reúne poesias e letras de músicas feitas e declamadas por mulheres.

"Já trabalhávamos com webséries antes. A Curtiu existe há seis anos e meio e sempre buscou inovação em seus formatos e alimenta sua paixão através da entrega de conteúdo na tela. Mas em tempos de quarentena é preciso mais que inovação, é necessária a reinvenção. É preciso encontrar novas formas de produção para viabilizar o conteúdo audiovisual, que agora passa a ser produzido, gravado e editado em casa", afirma Karla Fassini em entrevista exclusiva para TELA VIVA. A partir dessa premissa, a dupla criou a "Palavra de Mulher", composta por vídeos gravados por mulheres lendo textos artísticos – de poesia, livro ou música – de escritoras famosas ou anônimas. Os episódios inéditos são divulgados por meio das redes sociais da produtora, sempre às sextas-feiras. "Os vídeos são captados em casa pelas próprias declamantes. Enviamos as orientações e elas gravam, nos enviam e nós editamos. Estamos recebendo vídeos de mulheres de todos os lugares do país, de diferentes idades e profissões. São atrizes, jornalistas, cantoras, estudantes, professoras, arquitetas, designs, lendo ou declamando trechos de textos que marcaram seus corações de alguma forma", comenta Fassini.

Com a paralisação do setor audiovisual e a impossibilidade de realização de grandes produções, as sócias apostam em projetos simples e de baixo investimento. Como exemplo, elas citam a websérie documental "Lar Novo Lar", que apresenta histórias de animais vítimas de abandono e/ou maus tratos que, depois de resgatados, são adotados por uma família. "Para essa produção, recebemos as imagens de arquivos da ONG Entre Pegadas e alternamos com entrevistas realizadas remotamente com adotantes e protetores", explica a produtora executiva. "Os espectadores estão mais interessados com a forma com que você conta uma história do que com o tamanho da sua produção", apostam as profissionais da Curtiu.

Além dos conteúdos próprios, a produtora carioca está focada em continuar atendendo as demandas de seus clientes, sugerindo gravações em casa por meio do celular, que posteriormente serão editados pela equipe profissional da Curtiu. Também está previsto o lançamento de um mini e-book gratuito com dicas para empreendedores e pequenos empresários gravarem e editarem seus vídeos usando o próprio celular. Uma versão mais completa do e-book também estará disponível para venda com valores sociais. "Nossa intenção é dividir com nossos clientes um pouco da nossa experiência de anos de mercado audiovisual para que todos tenham oportunidade de produzir seus conteúdos em vídeo e aumentar a visibilidade de seu negócio", pontua Fassini.

Para o mês de maio, a produtora prepara o lançamento de um videoclipe gravado em casa, uma campanha especial para o Dia das Mães e podcasts. "Estamos em pré-produção de um programa culinário/musical também", adianta a produtora executiva. Fassini conta que logo na primeira semana de quarentena elas tiveram quatro campanhas de branded, que já estavam negociadas, canceladas. Além disso, uma websérie sobre empreendedorismo feminino, que estava com as filmagens marcadas, foi adiada – sem nova data para acontecer.

"Nesse momento de isolamento social muitas produtoras, assim como profissionais do setor, estão sem trabalho. Estão discutindo incentivos do governo para o setor, mas nada concreto ainda. Somos da indústria criativa, do entretenimento audiovisual, e trabalhamos muito o ano todo para produzir o que as pessoas assistem nas telas. Mas acredito que as pessoas começaram a enxergar agora a importância do setor devido essa crise epidêmica. Afinal, o que seria desse momento, que não estamos podendo socializar, sem os filmes, as séries, novelas, os programas de humor…?", reflete Fassini. "Vale ressaltar que todo esse entretenimento é produzido justamente por nós do audiovisual, produtores, diretores, roteiristas, atores, apresentadores, humoristas, figurinistas, camareiros, câmeras, sonorizadores ,maquiadores, cabeleireiros, cenógrafos, diretores de fotografia, diretores de arte, iluminadores, músicos, cantores, e tantos outros que estão nos bastidores de um set.", completa.

Por fim, a produtora conclui: "O presente é online o futuro é de quem já observou isso e está investindo em projetos para a web. Nós da Curtiu estamos há três anos focados na web trabalhando para marcas e desenvolvendo nossos projetos independentes".

1 COMENTÁRIO

  1. Karla Fassine é extremamente competente em tudo que faz!
    Orgulho dessa mulher guerreira, sempre arrumando novas perspectivas mercado Audiovisual. Eu super indico a Curtiu!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui