HBO Max investe em conteúdos non-fiction e lançará séries sobre PCC e o caso Daniella Perez

A HBO Max apresentou o painel "O boom dos conteúdos non-fiction" nesta quinta-feira, dia 28 de abril, no Rio2C 2022. Participaram da apresentação Verônica Villa, head de desenvolvimento de não-ficção para a HBO Max do Brasil; Sergio Nakasone, diretor regional de desenvolvimento de conteúdo não-ficção HBO Max e Warner Bros. Discovery; e Murilo Rosa, ator e apresentador do reality "A Ponte – The Bridge Brasil". Entre as principais novidades do evento, o anúncio de "Pacto Brutal", produção inspirada no caso do assassinato da atriz Daniella Perez, e a série documental "PCC – Poder Secreto". 

Tendência de crescimento 

O consumo de conteúdos não-ficcionais segue uma curva de crescimento no mundo e, especialmente, no Brasil e América Latina. Segundo uma pesquisa da Parrots Analytics, entre os anos de 2018 e 2021 o gênero que mais cresceu dentro do streaming foi o documentário. Houve um aumento de 63% no número de séries documentais produzidas e a demanda do público pelos documentários aumentou em 142%. 

"O consumo de conteúdos de não-ficção, que já vinha aumentando, cresceu ainda mais durante a pandemia. Enxergo dois fatores que causaram esse movimento. Em primeiro lugar, a produção desse tipo de conteúdo é mais barata, a gente consegue fazer com uma equipe in-loco bem reduzida e condensada, o que aumenta o nível de segurança e proporciona uma entrega mais rápida. Isso, num período de pandemia, fez toda a diferença. Outro ponto está relacionado ao consumo. Na pandemia, a gente sentia falta de conexão humana real. A gente compensou isso querendo acompanhar experiências e jornadas de outras pessoas. Então esse boom do non-fiction foi catapultado", analisou Verônica. 

A executiva refletiu sobre os motivos que levam as pessoas a consumirem conteúdos "unscripted" e apontou quatro elementos: empatia, porque se trata de um conteúdo real e sem filtro, o que já causa uma simpatia de cara pela experiência do outro; identificação, porque estamos falando de sentimentos humanos que são universais; aprendizagem, pois mais do que entreter, esses conteúdos nos levam a aprender alguma coisa; e a imprevisibilidade – "até determinado ponto há controle do conteúdo mas, depois, personagens e histórias podem ir por qualquer caminho, e essa surpresa é o encanto desse gênero", afirmou. Nakasone complementou: "A verdade é o elemento mais importante. É ela que faz com que a audiência se conecte com aquele conteúdo de diferentes formas". 

Novos projetos 

A HBO Max, desde que chegou ao Brasil, vem de fato apostando nesses conteúdos – entre os produtos já lançados, estão "Sandy+Chef", "Jornada Astral", "Queen Stars Brasil", "The Cut Brasil" e "Onda Boa com Ivete", entre outros. A próxima estreia será "A Ponte – The Bridge Brasil", com apresentação do ator Murilo Rosa e produção da Endemol Shine Brasil. 

Na dinâmica do programa, 12 participantes, entre anônimos e famosos, devem conviver juntos por 20 dias em uma pequena casa, no meio da floresta, e cumprir um desafio: construir uma ponte de 250 metros que vá da casa até uma ilha, onde está um baú com 500 mil reais. Chegando lá, eles devem decidir quem do grupo será o vencedor do prêmio – este, pode decidir ficar com o valor integral ou dividir da maneira que julgar melhor. Mas ao longo do processo, dilemas e enigmas vão surgindo, e fatores como fome e a convivência podem acabar impactando a missão. 

"Aos poucos, eles percebem que o que importa não é a competição, e sim a união por um bem maior. É um reality diferente de tudo o que já vimos no Brasil. Lá fora, já foram lançadas versões na Inglaterra e na Espanha. A série tem uma proposta cinematográfica e traz a natureza como personagem importante", adiantou Rosa. 

No final de maio, a plataforma faz sua primeira estreia de série documental original nacional: "PCC – Poder Secreto". Verônica apresenta: "É uma produção que narra a trajetória do PCC, que é a maior organização criminosa do Brasil e da América do Sul. O diferencial do projeto é que temos uma perspectiva de dentro do PCC, com acesso a ex-integrantes, além de pessoas e famílias que tiveram suas vidas atravessadas pelo comando. Nesse processo, percebemos que mais do que um cartel e uma facção, o PCC é uma irmandade, com seus próprios códigos de ética e uma complexa estrutura de organização". 

Por fim, o grande anúncio foi "Pacto Brutal", uma série que narra a história do assassinato da atriz Daniella Perez, que completa 30 anos em 2022. "É um projeto muito potente. Fechamos uma parceria com a Glória Perez, que teve licença da Globo para trabalhar conosco. Ela deu um depoimento muito verdadeiro e visceral sobre esse caso. Como se estivesse fechando um ciclo. Ela foi muito participativa no processo, praticamente se converteu em uma investigadora profissional. Levantou muito material de fotos, vídeos, arquivos, clipping de imprensa. Foi uma base excelente para prepararmos o projeto, que se baseia nos autos do processo, e não na versão de um ou de outro", concluiu Verônica. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui