Fenômeno do Gloob, "D.P.A." tem pelo menos mais três temporadas confirmadas, além de filme e novos formatos, como podcast

Há nove anos no ar e com sua 15ª temporada atualmente em exibição, "D.P.A. – Detetives do Prédio Azul" é a série mais longeva do Gloob, tendo nascido junto do canal e se firmando como uma de suas propriedades mais relevantes. O sucesso de audiência fez com que o programa extrapolasse as telas da TV: além do grande número de temporadas, "D.P.A." se desdobrou em dois filmes lançados no cinema, que juntos somaram 2,5 milhões de espectadores; uma peça teatral, que passou por 15 cidades e reuniu um público de mais de 100 mil pessoas; e diversos produtos licenciados, passando por segmentos como alimentos, brinquedos, escolar, festas, vestuários, cosméticos e utensílios domésticos, entre outros, que já acumulam mais de oito milhões de produtos vendidos. O próximo filme, "D.P.A. 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo", está previsto para chegar aos cinemas ainda em 2021. Na TV, o programa chegou à terceira geração de detetives (foto), com Max (Samuel Minervino), Flor (Nathália Costa) e Zeca (Stéfano Agostini), e já soma mais de 100 participações especiais, de nomes como Tais Araújo, Gilberto Gil, Fernando Caruso, Zezé Motta e Monica Martelli, entre outros. 

Primeiro longa de "D.P.A. – Detetives do Prédio Azul"

"Ao longo dos nove anos em que está no ar, a série evoluiu e foi acrescentando alguns ingredientes ao que se tornou uma receita de sucesso. No início, 'D.P.A.' ocupava um espaço de 15 minutos na grade com as investigações de Tom, Mila e Capim. Nosso primeiro episódio de 30 minutos foi um especial de Natal, exibido em 2013", relembra Flávia Costa, gerente de conteúdo original da Unidade Infantil da Globo, em entrevista exclusiva para a TELA VIVA. "A partir da quinta temporada, tivemos a chegada de duas bruxas na história. Na sétima, começamos a nos despedir da primeira geração de detetives. A partir de então, 'D.P.A.' passou a ocupar meia hora da grade. Na nona temporada, o set de gravação mudou para o recém-inaugurado Estúdio Gloob, no Riocentro, o que possibilitou maior detalhamento e refinamento dos cenários. Outro marco da temporada foi a chegada da personagem Berenice. Foi a primeira vez que os detetives ganharam uma antagonista criança. Já com a segunda geração formada, 'D.P.A.' estreou seu primeiro spin-off exclusivo para o digital, o 'Vlog da Mila', e lançou nos cinemas o primeiro longa-metragem da série", completa.

Aspecto multiplataforma 

"O Gloob, assim como o nosso público, já nasceu multiplataforma. A experiência com o 'D.P.A.' não seria diferente e sua narrativa chega a todos os pontos de contato com o nosso público, respeitando formatos e linguagens adequadas a cada um deles", diz Luciane Neno, gerente de marketing e plataformas digitais da Unidade Infantil da Globo, também em entrevista exclusiva. "Estamos falando de um ecossistema que engloba conteúdos originais digitais no canal Mundo Gloob no YouTube, como webséries, spin-offs e vlogs, episódios reduzidos e reempacotamento de conteúdos. Além das nossas redes sociais, que ampliam a interação com as crianças trazendo lives, enquetes, ações colaborativas, filtros de personagens, histórias em tirinhas e tantas outras formas de diálogo", acrescenta.

Há ainda o Gloob Games, app mobile que oferece jogos das principais marcas do canal e que, segundo Neno, funciona como uma importante ferramenta de engajamento do público com seus personagens preferidos. "Como as crianças são movidas por experiências, a gente quer que elas vivenciem o universo dos personagens de forma memorável. Surgiu assim o tour virtual nos estúdios de 'D.P.A.', onde elas se sentem literalmente dentro da história. Outro ótimo exemplo foi a projeção que realizamos na fachada do Prédio Azul como estratégia de lançamento da 15ª temporada da série, cujo material foi captado e exibido no YouTube para gerar encantamento e curiosidade", cita. 

A presença de "D.P.A." no digital é realmente relevante – todas as ações da propriedade acumulam bons resultados. Por exemplo: a tour virtual pelo set do programa foi lançada em 1º de maio e, até a última quinta, 27, já havia sido vista por mais de 250 mil pessoas. "Esse número é resultado de uma divulgação orgânica, sem qualquer investimento em campanha, e é mais uma prova de que 'D.P.A.' gera conversas e vai muito bem em todo o ecossistema", afirma Neno. 

Já nas plataformas de VoD e YouTube são mais de 600 milhões de views. No Gloob Games, são 12 jogos da marca e quase 12 milhões de partidas jogadas. O programa também está no TikTok, plataforma onde o #DesafioDPA e o #DesafioLoucoDPA reunidos alcançaram mais de 7,5 milhões de views. A marca ainda está presente nos principais serviços de streaming de música, com dez canções e mais de quatro milhões de plays. 

Licenciamento 

"D.P.A." também é um case do Gloob no mercado de produtos licenciados – com venda de produtos desde 2014, já são mais de 8 milhões de itens comercializados. Em destaque, o "Jogo Detetive Jr.", da Estrela, e o álbum de figurinhas da Panini. 

"O licenciamento contribui com a experiência sensorial, a partir do momento em que a criança pode levar o seu personagem favorito para casa e se sentir como um verdadeiro detetive, seja solucionando mistérios num jogo de tabuleiro, vestindo a capa ou até se hospedando num quarto de hotel que recria o clubinho secreto. O licenciamento enriquece a experiência da criança com a marca, engajando os cinco sentidos, gerando memórias afetivas e encantamento", analisa a gerente de marketing e plataformas digitais. 

Relevância 

"D.P.A." é série mais longeva do Gloob. E, mesmo estando há tanto tempo no ar, ainda se mantém no topo entre os conteúdos mais assistidos do canal e segue relevante para a audiência. "É uma série que já nasceu com inúmeras possibilidades criativas, pois mistura dois universos muito ricos, o da investigação e o da bruxaria. Cada trio de detetives traz suas próprias características e particularidades, o que acaba rendendo histórias bem diferentes das anteriores. Também temos uma família de bruxos muito especiais, que cresce e se renova ao longo das temporadas. São todos pertencentes a Ondion, universo mágico gigantesco que, a cada temporada, ganha novas camadas", considera Flávia Costa. 

No entanto, ela ressalta: "Consideramos muito importante manter alguns elementos que, de tão consolidados, se tornaram uma marca da série: o clubinho secreto, onde os detetives se reúnem e se transformam, suas capas, seus artefatos de investigação, as implicâncias da síndica Leocádia, a amizade do porteiro Severino, e o fato de termos um mistério resolvido a cada episódio. Este último fato também nos permite contar histórias curtas e em sintonia com a sociedade. Como os assuntos em voga se atualizam, isso também acontece nas nossas histórias. A autora e criadora da série, Flávia Lins e Silva, está sempre atenta a essas movimentações, traduzindo-as em novas histórias e adaptando ao universo de 'D.P.A.'. Então, diria que se trata de um trabalho bastante minucioso, feito com muita atenção e sensibilidade". 

15ª temporada da série apresenta a terceira geração dos "detetives"

Com sua 15ª temporada no ar desde o último dia 17 de maio,  "D.P.A." segue o bom caminho de audiência, figurando no Top 1 entre crianças com Pay TV; Top 1 entre meninas e meninos com Pay TV e Top 2 entre indivíduos com Pay TV. A série é exibida de segunda a sexta, às 19h, com reprises de segunda a sexta, às 11h e às 21h30; aos sábados, às 18h30; e aos domingos, às 12h. Há ainda a exibição em streaming por meio do Globoplay + Canais Ao Vivo. Além do Brasil, a série é exibida na Angola, Moçambique e Rússia. 

"Com a estreia da 15ª temporada, estamos há cinco temporadas seguidas na liderança entre crianças", comemora Luciane Neno. "O programa é nossa principal marca nacional e vem construindo essa linda história de afeto com o público. É um orgulho ter na casa uma marca construída por brasileiros, que é fenômeno nacional e caminha para ocupar o posto de série infantil mais longeva da TV brasileira. Acreditamos que todo o sucesso de 'D.P.A.' se deva ao envolvimento visceral da equipe como um todo: da equipe de criação à de direção, passando por produção, arte, fotografia, figurino… O entusiasmo é enorme, e esse ingrediente é essencial para a nossa receita de sucesso". 

Futuro 

O Gloob confirma que, em paralelo à exibição da 15ª temporada, há mais uma em produção e duas em desenvolvimento. "D.P.A." em breve também ganhará uma nova personagem: uma feiticeirinha, a irmã caçula de Berenice. "Além disso, estamos estudando o desenvolvimento de telefilmes, novas webséries e spin-offs", adianta Costa. 

A gerente de conteúdo original prossegue: "Para as crianças vivenciarem ainda mais o universo da marca, acabamos de lançar uma nova versão das nossas salas de Escape 60 inspiradas nas histórias de 'D.P.A.', trouxemos uma nova missão e repaginamos a experiência, tanto da versão online quanto da sala presencial. Ainda este ano, será inaugurado em Gramado um espaço Instagramável com as marcas Gloob, reproduzindo cenários incríveis e recriados em tamanho real como o próprio Prédio Azul e, assim que as coisas voltarem ao normal, reativaremos os nossos eventos de shopping que tanto atraem os fãs da série". 

Por fim, Costa conclui: "Esse IP nos sugere tanta inovação para acompanhar a jornada cada vez mais completa das nossas crianças que ainda posso dizer que vem mais novidade por aí. Se me permitem um spoiler, estão no caldeirão formatos como podcast e voice game, além de novos jogos para o Gloob Games". 

4 COMENTÁRIOS

  1. descubri todos segredos e mistérios do prédio azul a bruxa marga ten 400/ anos de idade foi zoraida zórga que emfeitiçou leocadia leal para exquecer de todos seus amigos da escóla de magia de ondion

  2. descubri todos segredos e mistérios do prédio azul a bruxa marga ten 400/ anos de idade foi zoraida zórga que emfeitiçou leocadia leal para exquecer de todos seus amigos da escóla de magia de ondion de ibigon

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