Reitor da UFPB, escolhido por Bolsonaro, tira TV universitária da rede do programa Univerciência

O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdinei Veloso Gouveia, retirou a TV Universitária da UFPB da rede de emissoras universitárias que exibem o programa "Univerciência", produzido em parceria entre universidades públicas e TVs públicas nordestinas, com foco na promoção, na popularização e na difusão da ciência.

Segundo Gouveia, a retirada da UFPB da rede se dá por falta de "afinidades às pautas e aos trabalhos desenvolvidos que se mostram muito mais com propósitos político-partidários do que estritamente acadêmico-científico". O documento foi endereçado ao presidente da TVE Bahia, Flavio Gonçalves.

Flávio Gonçalves diz que o Univerciência é uma iniciativa que envolve milhares de pesquisadores atuando nos nove estados nordestinos em mais de 30 universidades públicas estaduais e federais produzindo conhecimento, atividades de extensão e ensino. "O 'Univerciência' é um programa necessário na televisão aberta brasileira. A sociedade agora tem a oportunidade de conhecer pela TV e Internet parte do trabalho e, principalmente, dos resultados do investimento público em ciência e educação", diz o jornalista, presidente do Irdeb, entidade mantenedora da TVE Bahia.

Gonçalves acredita que em um momento em que o mundo todo depende da ciência para sobreviver à pandemia, a parceria inédita envolvendo as universidades e televisões públicas nordestinas é muito bem-vinda.

Sobre a manifestação do reitor da UFPB, Flavio Gonçalves manda um recado: "sugiro que os leitores assistam ao programa na TV ou pela Internet e tirem suas próprias conclusões sobre o conteúdo e sua relevância. É óbvio que um programa como este traz informações que valorizam o papel da ciência e da Universidade pública na realidade da sociedade brasileira".

O reitor da UFPB

Valdiney Veloso Gouveia foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para dirigir a UFPB em novembro de 2020, com um mandato até 2024. A chapa de Valdiney, que tinha como vice Liana Filgueira Albuquerque, ficou em terceiro lugar no processo eleitoral da Universidade, com menos de um décimo dos votos, perdendo em todos os segmentos: docentes, técnicos-administrativos e estudantes; não obteve nenhum voto no Consuni (Conselho Universitário), e entrou na lista tríplice à custa de uma liminar.

O Univerciência

Criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), o "Univerciência" transformou-se, a partir da parceria entre a TVE Bahia e universidades públicas espalhadas pelo Nordeste, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

O programa que vai ao ar neste sábado, 29, fala da história das vacinas. Participarão dele pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que vão contar a história do surgimento das vacinas. O "Univerciência" conta com a participação de instituições de todos os nove Estados do Nordeste. Dentre elas estão a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui