A ESPN prepara novidades comerciais para o segundo semestre. Segundo Marcelo Pacheco, diretor de comercial da programadora, em agosto a equipe receberá um profissional, vindo de Nova York, especializado em projetos que integrem marcas e conteúdo. "Estamos montando uma estrutura para identificar conteúdos que queremos produzir e associá-lo a atributos de marcas anunciantes", explica Pacheco. A ideia é produzir documentários, séries e atrações especiais nos mesmos moldes do que a ESPN já fez no México e nos Estados Unidos. No México, a programadora produziu uma série de 12 episódios de uma hora tendo como patrocinadora a Unilever. A atração ganhou "Frente al Reto", o slogan de um desodorante da multinacional naquele país. O programa consistia em uma série de entrevistas feita com jogadores da seleção mexicana de futebol e as entrevistas eram conduzidas de maneira alinhada à proposta do produto, que era transmitir segurança em momentos de desafio. Na mesma linha, a ESPN dos Estados Unidos produziu um programa para a Toyota, que queria melhorar sua imagem após um recall mundial. Na atração, a equipe do programa percorria cidades da Europa em um carro da montadora para entrevistar jogadores do Campeonato Europeu. "É um conteúdo caro e de qualidade, que demanda um pouco mais de tempo", observa o executivo.
O fato de o Brasil sediar dois eventos esportivos importantes nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 devem gerar demandas relacionadas ao esporte por parte dos anunciantes. "Até 2016 só vai se falar de esporte e quero fazer com que marcas se atrelem", diz.
Pacheco é um dos entrevistados da reportagem sobre formatos de integração de conteúdo que os canais da TV por assinatura têm apresentado ao mercado publicitário.
Publicidade