Comedy Central estreia "Do que riem?", competição de comédia stand-up 

Jhordan Matheus, Maurício Meirelles e Babu Carreira (Foto: Divulgação)

Chega ao Comedy Central a nova série nacional de humor: "Do que riem?". Apresentada por Maurício Meirelles, a produção inédita trará Jhordan Matheus e Babu Carreira em uma competição de comédia stand-up que tem como objetivo arrancar mais gargalhadas de plateias formadas inteiramente por grupos específicos, como: médicos, vovós, marombas, cabeleireiras, sertanejos, seguranças e garçons. "Do que riem?" estreia na segunda-feira, dia 3 de julho, às 21h30, no Comedy Central e, no dia seguinte, no Paramount+. A nova atração é uma produção do Comedy Central em parceria com a Farra.

Em sete episódios, os competidores mergulham a fundo nos respectivos universos dos grupos selecionados e cada um deles conta com a ajuda de um representante do grupo para conduzir uma pesquisa de campo, fazendo o comediante mergulhar nesses novos universos e receber as melhores dicas de como fazer a plateia rir. Em seguida, chega a hora  de competirem pelas risadas desta comunidade. Quem mais agradar o público vence a disputa do episódio. 

"É a primeira vez que faço um programa exclusivo para um formato que eu amo muito, que é o stand-up. Não vejo muitos formatos de stand-up na televisão, e no YouTube ele explode. Esse programa mostra o que fazemos de melhor. Ter um texto específico para cada plateia é seu grande diferencial, isto é, com os comediantes se esforçando para fazerem piadas totalmente diferentes. Ainda assim, o trabalho não foi focado no 'preciso fazer essa plateia rir', e sim no 'preciso fazer eles rirem a partir da minha vivência desse assunto'. Por isso, mesmo nos grupos mais desafiadores e distantes da nossa realidade, eles se saíram bem. Descobrimos que todos os temas podem ser engraçados", disse Maurício Meirelles em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, dia 28 de junho. 

"A proposta do programa e a nossa nunca foi provocar as plateias. Quando chegamos no projeto final, o que tinha em comum entre nós é que estávamos buscando o que tínhamos de parecido com aqueles grupos, qual visão nossa poderíamos compartilhar com aquela plateia", completou Babu Carreira. 

"Quando você começa a falar, vê que dá para encontrar as piadas sobre qualquer assunto. Você pode se sentir confortável fazendo piada com temas que você normalmente não faria. Deu um medinho, mas um medinho necessário para nos dar adrenalina. No fim, foi muito satisfatório pisar em assuntos que eu não pisaria", acrescentou Jhordan Matheus. 

Humor na atualidade 

Na coletiva, os comediantes foram questionados se hoje em dia estaria mais difícil fazer comédia no Brasil. Para Babu, a opinião das pessoas sobre o humor não mudou – elas só passaram a ter mais acesso para dizer o que pensam: "Isso impacta diretamente nosso trabalho – para algumas pessoas, de forma positiva; para outras, de forma negativa. E abre espaço para novas vozes, o que é sempre bom. Criativos nós sempre fomos, mas estamos lidando de maneiras diferentes com a receptividade do público agora". 

Jhordan, por sua vez, pontuou que a comédia anda e o comediante vai junto com ela: "Faz parte do processo, do andamento do mundo. Quem batia na comédia agora está apanhando, e isso está incomodando muita gente. Gera uma obrigação do comediante ficar mais criativo, e isso é muito positivo. Nos obriga a pensar mais, elaborar melhor nossas piadas. Para que elas, em vez de atingirem pessoas, possam contribuir na sociedade. É isso que eu busco – fazer uma crítica social e se colocar no lugar do outro, entendendo que a piada é muito mais do que fazer rir". 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui