Coprodução argentino-brasileira concorre a vaga na categoria de Filme Estrangeiro no Oscar 2013

Uma portaria publicada pelo Ministério da Cultura no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 28, oficializou o filme “O Palhaço” como o representante brasileiro na disputa por uma das cinco vagas na categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2013. A decisão, tomada por uma comissão especial de sete representantes do MinC, já havia sido antecipada na última semana.

Mas o filme dirigido e estrelado por Selton Mello não será o único a representar o Brasil na categoria: a indicação argentina, “Infância Clandestina”, também levará um pouco do País para a competição. Dirigido por Benjamin Ávila, o longa-metragem é uma coprodução da produtora brasileira Academia de Filmes com as argentinas Historias Cinematográficas e Habitación 1520 e a espanhola Antártida. Com roteiro do brasileiro Marcelo Muller (premiado como melhor roteiro de cinema inédito no Festival de La Habana 2009), o filme ainda conta com a participação dos atores Mayana Neiva e Douglas Simon.

Baseado em fatos vividos pelo diretor na última ditadura militar argentina, “Infância Clandestina” está em cartaz na Argentina desde a última quinta-feira, 20, e deve estrear nos circuitos brasileiros no início do ano que vem – mas antes disso será exibido no Festival do Rio, no próximo dia 7 de outubro. O filme conquistou o prêmio Casa América – Cine em Construcción no Festival de San Sebastián 2011, e foi considerado o melhor filme do 1º Festival Internacional de Cinema de União das Nações Sul-Americanas – Unasul.

Os finalistas da 85º edição do Oscar serão anunciados em 10 de janeiro pela Academia de Cinema de Hollywood, e a cerimônia de premiação acontecerá em 24 de fevereiro de 2013 em Los Angeles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui