RioMarket Jovem retorna em 2023 formando novas gerações de profissionais

O RioMarket, área de negócios do Festival do Rio que acontece de 4 a 13 de outubro, retoma em 2023 um importante programa que suspendeu há quatro anos: o RioMarket Jovem.

O RioMarket Jovem é uma contribuição de grandes especialistas do setor audiovisual para formação de novas gerações de profissionais em diversas áreas de atuação. Ao longo dos dias do evento, jovens oriundos de diversos contextos recebem oficinas que vão desde roteiro e direção até empreendedorismo e inteligência artificial. Segundo o coordenador do RioMarket Jovem, Francisco Ferraz, o programa vai além da dar um treinamento em ofícios ligados ao audiovisual aos participantes. "O RioMarket Jovem promove a formação através do audiovisual e não apenas para o audiovisual. O principal é ajudar os jovens a ter pensamento crítico e compreensão de narrativas", diz em entrevista a TELA VIVA.

Participam do programa 30 alunos indicados por instituições parceiras. Em cinco dias, eles percorrerão todo o itinerário, culminando na produção de três curtas-metragens. Todos os jovens participam de todas as etapas, podendo, portanto, praticar ofícios de toda o elo produtivo.

Os cursos serão ministrados por grandes talentos do audiovisual, como o diretor Marcos Jorge, o assistente de direção Hsu Chien e a roteirista Carolina Castro. As etapas são roteiro, direção, assistência de direção, direção de atores, direção de arte, contra-regragem e maquiagem.

Segundo Francisco Ferraz, os três curtas resultantes do RioMarket Jovem serão divulgados nas redes sociais do evento e exibidos no encerramento do Festival do Rio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui