Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Fórum de Lideranças Femininas no Audiovisual divulga manifesto

Fórum de Lideranças Femininas no Audiovisual divulga manifesto

Na última semana, São Paulo foi sede do I Fórum Nacional de Lideranças Femininas no Audiovisual. O programa, idealizado por Débora Ivanov, ex-diretora da Ancine, se desenvolveu como parte das programações da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e contou com exibição de séries, debates, painéis e encontros. 

Entre os dias 21 e 22 de outubro, cerca de 40 mulheres de diferentes regiões do Brasil, representantes de diversas entidades do setor, estiveram reunidas para compartilhar informações e dados sobre o atual panorama das mulheres no setor audiovisual nacional e também para preparar uma agenda de atuação para 2020. No período, o grupo de mulheres assinou um manifesto. 

O material foi escrito e assinado por nomes como Alessandra Meleiro, do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine); Barbara Sturm, da Associação Nacional de Distribuidores do Audiovisual Independente (Andai); Carla Francine, do CONNE – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste; Clélia Bessa, da Bravi; Eliana Russi, da Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (Abragames); Laís Bodanzky, presidente da Spcine; Lyara Oliveira, da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (Apan); Marina Person, da Associação Paulista de Cineastas (Apaci); Odete Cruz, da Apro; Paula Barreto, do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav); Tata Amaral, cineasta; entre outras. 

Confira o texto na íntegra: 

Carta aberta do I Fórum Nacional Lideranças Femininas no Audiovisual

O audiovisual é o principal vetor de desenvolvimento da indústria criativa e apresenta crescimento continuado em todo o mundo, mesmo diante da crise econômica que atravessa diversos países. Para além de seu impacto econômico, o audiovisual tem o poder de espelhar, representar e influenciar a sociedade, construindo o imaginário das novas gerações.

Atentas a isso, lideranças feminina, tem impulsionado movimentos por mais equidade no mercado de trabalho na indústria audiovisual e pela construção responsável, livre de estereótipos, das narrativas, que ocupam as mais diferentes telas – das salas de cinema aos celulares.

O I Fórum Nacional Lideranças Femininas no Audiovisual reuniu expoentes desse movimento no Brasil, representando todas as unidades da federação e diversas entidades do setor, durante a 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, nos dias 21 e 22 de outubro. 

Juntas, as mulheres ali presentes, convencidas da importância econômica e social da liderança feminina em todas as artes e ofícios da indústria, decidiram formalizar o Fórum Nacional de Lideranças Femininas no Audiovisual que nasce, assim, de forma permanente e itinerante, com o objetivo de compartilhar informações, somar esforços e propor ações para a construção de um futuro de mais e melhores oportunidades para as mulheres do audiovisual brasileiro.

São Paulo, 22 de Outubro de 2019 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile