Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Com Drauzio Varella, “O Tempo da Pandemia” estreia na Mostra de São...

Com Drauzio Varella, “O Tempo da Pandemia” estreia na Mostra de São Paulo

O documentário “SARS-CoV-2 / O Tempo da Pandemia”, dirigido por Eduardo Escorel e Lauro Escorel, fará sua pré-estreia mundial na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo neste sábado, dia 30 de outubro, às 20h15, no Cinesesc. O filme entrevista médicos e especialistas em saúde pública que, sob a liderança de Paulo Chapchap, aceitam a missão de colaborar no combate ao coronavírus e integrar a iniciativa Todos pela Saúde. Chapchap convida Drauzio Varella, Eugênio Vilaça, Gonzalo Vecina, Maurício Ceschin, Pedro Barbosa e Sidney Klajner para decidir que medidas tomar com o objetivo de salvar vidas. 

No trailer, os médicos avaliam o caráter trágico e inesperado da pandemia, além dos altos índices de mortes que assolaram a população. As dificuldades de gestão também são pauta do debate, bem como a dificuldade em se manter otimista. Gonçalo Vecina avalia que “o vírus veio nos mostrar como nós somos uma sociedade desigual e o que mata não é ele, é a desigualdade”, assim como Drauzio Varella ressalta a necessidade de “entendermos que a desigualdade social não é um destino final do Brasil”. Já Paulo Chapchap relembra a colapso da saúde ocorrido em Manaus devido à falta de um simples equipamento. Assista: 

Além dos depoimentos do comitê gestor, o filme reúne relatos emocionantes de sete profissionais da linha de frente, atuantes em São Paulo e Manaus, sobre a experiência de cuidar de pacientes e idosos durante a pandemia de Covid-19. O documentário foi rodado em abril e maio de 2021, o que exigiu cuidados especiais da equipe em relação aos protocolos sanitários e logística necessária para as filmagens em São Paulo e Manaus, além de uma diária em Belo Horizonte. A montagem também foi feita à distância, com um dia presencial em uma ilha de edição.  

Seis dos sete médicos e especialistas integrantes do comitê gestor do Todos pela Saúde foram entrevistados em um teatro, em São Paulo; o sétimo integrante do comitê, em um estúdio, em Belo Horizonte. Os sete profissionais da linha de frente foram acompanhados, de forma geral, em seus locais de trabalho – hospitais, uma instituição de longa de permanência de idosos, em Manaus e São Paulo. Além disso, locais no Estado de São Paulo e Amazonas, relacionados aos eventos, desde a nova fábrica de vacina do Instituto Butantan, ao cemitério em Manaus e à usina de oxigênio em Tefé. 

Além da sessão desde sábado, o documentário terá exibições no domingo, 31, às 14h, no Reserva Cultural, e na terça, dia 2, às 16h, no Circuito Spcine Paulo Emilio – CCSP. E ainda no dia 2, a partir das 19h, o filme fica disponível gratuitamente por quatro horas na plataforma Itaú Cultural Play. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile