DreamBox produz novo filme do youtuber Ronaldo Souza e quer trabalhar mais com influencers 

(Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, estreia nos cinemas "Gato Galactico e o Feitiço do Tempo", longa-metragem estrelado pelo youtuber Ronaldo Souza, criador de um dos maiores canais infanto-juvenis do YouTube do Brasil. As pré-estreias já estão acontecendo desde o último dia 18 de janeiro, nas praças de Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, São Paulo e Brasília. Souza, o "Gato Galactico", esteve presente em todas as salas e horários. O longa é uma produção da DreamBox Produções e Daniel Picolo, sócio, em coprodução com Ronaldo Souza Produções. A direção é de Rodrigo Zan e, a distribuição, da Synapse Distribution, selo da SOFA DGTL. 

Na trama, Roni e seus amigos se juntam para salvar uma cidade misteriosa de um perigoso vilão. A aventura, cheia de grandes cenas de ação e efeitos especiais, também levará o herói a saber mais sobre o seu passado. O elenco conta ainda com Luiza Mezadri, Daniel Infantini, Erick Torres e Blota Filho. 

"Conheci o canal do Gato Galactico por meio do meu filho, que na época tinha seis anos – hoje, ele tem 13. Quando tivemos a oportunidade de começar a pensar num projeto que usasse um influenciador como âncora, isto é, para trazê-lo para o cinema, fizemos alguns contatos, e ele logo chamou a atenção. Eu já o conhecia e sabia que ele fazia sucesso com o público infantil – que era o norte que tínhamos para o projeto. As crianças frequentam bastante os cinemas, e os títulos de comédia e infantil costumam ser destaque nas salas. Então o Gato Galactico foi perfeito", contou Daniel Picolo em entrevista exclusiva para TELA VIVA. 

O produtor ressaltou que a ideia era fazer um filme que os pais não fossem assistir só porque as crianças gostam e são fãs, e sim algo que valorizasse o tempo deles também. "Quando decidimos fazer um filme com o Ronaldo, não foi só para atender ao público dele, e sim a família. Como acontece com os filmes da Disney, em que a família assiste junto e se sente parte da história", explicou. Nesse sentido, ele buscou referências em títulos que marcaram sua geração, dos anos 80, como "Goonies" e "De Volta para o Futuro", além dos clássicos da Disney e dos projetos de Tim Burton. "Eu e o diretor gostamos muito dele. São filmes que conversam com o público infantil e com a família e ainda trazem pitadas de suspense, mistério e terror. Mexer com as emoções é o que faz o filme ficar, ou seja, marcar uma geração. É por causa das emoções. Passamos essas ideias para o Ronaldo e ele gostou muito". 

Segundo Picolo, o próprio youtuber tinha o desejo de ampliar o público-alvo que estava atingindo e, possivelmente, chegar a crianças mais velhas também – normalmente, sua audiência tem no máximo oito anos de idade. "Meu filho, por exemplo, já não assiste mais. O Ronaldo também tinha a ambição de aumentar esse leque e, talvez, trazer essa faixa dos 12, 13 anos. E também queria entrar numa aventura nova, que não fosse mais do mesmo. Ele já tinha feito um filme antes justamente para atender ao público dele. Agora, seria a vez da família. Desde o roteiro nos baseamos nessas ideias e referências. Trouxemos um pouco de comédia também, de forma bem sutil. Queríamos reforçar emoções que normalmente ele não permeia em seus conteúdos. E o Ronaldo entrou de cabeça, inclusive participando ativamente da campanha de lançamento", destacou o produtor. 

Conteúdo premium para influencers 

Na conversa, Picolo refletiu sobre como o mercado está em constante mudança e como isso deve afetar a produção audiovisual para o cinema: "Hoje, as novas estrelas estão no YouTube. Quem traz público, presença de marca e faz o dinheiro andar, são os criadores de conteúdo do YouTube. Vejo pelo meu filho. Ele não conhece nenhum dos atores das novelas. Quem é famoso no mundo dele? É com esse norte que a DreamBox, como produtora, está trabalhando. E a indústria não está acostumada a fazer isso. Quando você faz um youtuber para trabalhar num filme, a produtora, especialmente a independente, torce o nariz. Estamos andando em um terreno que ainda é maro. Um dia, acredito que os youtubers vão ganhar prêmios relevantes do cinema, de repente até em Hollywood. O mercado vai mudando. Um dia vamos chegar lá. Hoje, o foco da Dreambox é esse: trazer conteúdo premium para os influencers. Não é fazer mais do mesmo, do que eles já fazem em seus canais, e sim fazê-los 'vestir a roupa do cinema'. Esse filme, por exemplo, não é uma história do Gato Galactico. É o Ronaldo em um filme de aventura".  

O produtor enfatizou que as novas gerações querem ir ao cinema para ver coisas relacionadas à cultura deles. Ao que estão acostumados. E o cinema, nesse cenário, se torna uma nova mídia para os conteúdos da internet. "O desafio é achar formas de contar histórias, para que esses influencers venham para essa janela. Hoje, já existem filmes com influenciadores, tem quem esteja fazendo, mas mais com aqueles que estão na mídia tradicional também. O futuro passa por conteúdo premium para os influenciadores". 

Estratégia de lançamento

Segundo João Worcman, VP de Aquisições e Vendas da SOFA DGTL, o investimento em divulgação de "Gato Galactico e o Feitiço do Tempo" será o maior já feito pela empresa em um lançamento no cinema, sendo a presença de Ronaldo Souza nas salas ao redor do país uma das principais estratégias de ativação. "Acampamento Intergaláctico", filme do talento também lançado pela distribuidora, foi um dos títulos infantis nacionais mais vistos nos cinemas em 2022. 

Picolo também comentou o lançamento: "O Ronaldo sabe que a figura dele faz vender, faz as pessoas irem. O cinema não precisaria da presença dele num primeiro momento, mas isso acaba causando um buzz. As crianças vão à pré-estreia não só porque é um filme dele, mas porque vão vê-lo na sala do cinema. Ele apresenta o filme, tira foto depois. E temos tido uma resposta muito interessante. Especialmente no pós-pandemia, com as pessoas voltando aos cinemas, e ainda num ritmo menor. É muito grande o poder do influenciador nesse sentido. Não adianta, no caso de um filme da Tatá Werneck com a Ingrid Guimarães, colocar as atrizes nas salas porque o público delas não vai esperar na fila por horas depois da sessão para tirar uma foto com elas. O mundo adulto não tem esse tempo. Mas a criança segura a família, fica na fila, quer essa foto. Tem todo esse apelo que faz a gente entender também outras formas de levar o público para o cinema. A criança naturalmente já vai acompanhada, então sempre é mais de um ingresso vendido. E com a presença do influencer, potencializa. O ídolo da criança é muito maior do que o ídolo do adulto". 

Ainda de acordo com o produtor, a pré-campanha foi bem "pé no chão", com poucas salas, até para o Ronaldo conseguir aparecer. "Mas está funcionando e os resultados já chamam a atenção. A proporção de público, considerando a quantidade de salas que ocupamos, é extremamente relevante", adiantou. 

Sucesso na internet com seu canal no YouTube, Ronaldo Souza, o Gato Galactico, é referência e inspiração para seus mais de 22 milhões de fãs e seguidores nas redes sociais. Com 17 milhões de inscritos no YouTube, 3,6 mi no TikTok e 1,6 mi no Instagram, há dez anos traz conteúdos para estimular a imaginação das crianças. Atualmente, é um dos maiores canais infanto-juvenis do YouTube no Brasil, com mais de seis bilhões de visualizações.

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