Margareth Menezes apontará prioridades do Ministério da Cultura no Rio2C

O Rio2C apresenta este ano um panorama dos temas mais relevantes à indústria criativa, dissecados, de forma transversal, por alguns dos principais nomes de seus respectivos mercados. O encontro ocupa novamente todo o complexo da Cidade das Artes, de 11 a 16 de abril, com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, ativações e experiências imersivas para um público estimado em mais de 40 mil pessoas. O conceito de soft power – que se traduz, de maneira resumida, na forma como uma nação projeta culturalmente a sua imagem para o resto do mundo – é o tema norteador desta edição.

Na esteira da retomada cultural no país, a ministra Margareth Menezes fará no dia 12 a palestra de abertura da programação da Conferência, na qual, junto com demais secretários da pasta, falará sobre a volta do Ministério da Cultura, suas ações prioritárias e a retomada do investimento no setor cultural.

O evento se divide em quatro eixos ao longo dos seis dias. Os Summits, que acontecem no dia 11 de abril, marcam o dia de abertura do Rio2C e abordam recortes específicos de programação como: marcas e conteúdo, creator economy, inovação no mundo dos esportes, e criptoativos e ativos verdes. A Conferência se concentra nos dias 12, 13 e 14 e aborda em seus painéis temas como audiovisual, música, games, tecnologia, ciência, mídias, marcas, sustentabilidade, arquitetura, urbanismo, moda, artes e futuro do trabalho, entre outros. Paralelamente à programação de palestras, a seção de Mercado traz oportunidades como pitchings e rodadas de negócios para criadores, executivos, investidores e startups ao estabelecer a ponte entre profissionais de diferentes setores da indústria criativa, incluindo audiovisual, música, editorial e games. Voltada ao grande público, a Festivalia realiza no fim de semana uma série de atividades, além de palestras, oficinas e masterclasses com grandes nomes da indústria criativa.

Caberá à cantora multipremiada Angélique Kidjo a palestra inaugural do evento, no dia 11 de abril. No painel intitulado Vozes da Transformação, a artista e ativista beninense conversará sobre humanidade, a música como ferramenta de transformação social e a potência da cultura afro-brasileira. Vencedora de cinco prêmios Grammy, Angélique é uma das mais importantes artistas da música contemporânea, uma força criativa com 14 álbuns na trajetória. Eleita pela Time como uma das pessoas mais influentes do mundo, é também embaixadora da UNICEF e criou sua própria fundação, a Batonga, dedicada a apoiar a educação de jovens meninas na África.

Audiovisual

Eixo principal da programação do Rio2C, a Conferência conta com painéis sobre temas diferentes, abordados a partir de óticas distintas, nos 11 palcos dessa edição. O audiovisual movimenta diferentes palcos durante os três dias de conferência com expoentes do cenário nacional e internacional.

Assuntos como a regulação do VOD, o boom das adaptações literárias, a indústria criativa como potencializador do soft power, o futuro do cinema e os caminhos das coproduções também estão entre os destaques dos painéis voltados ao setor. Segundo Ana Cecília Springfeldt, responsável pela curadoria do audiovisual no evento, os debates serão norteados pela busca de uma identidade para o audiovisual brasileiro. "Um incômodo geral no setor é qual é a cara do audiovisual brasileiro. Precisamos discutir como estabelecer relações entre os elos que garantam mais voz aos criadores e produtores". Termais identidade. É um dos temas que vai nortear", diz. Nos debates regulatórios, ela explica a conversa gira em torno do objetivo de garantir uma presença maior do conteúdo brasileiro nas plataformas.

Além disso, o evento criou uma área destinada aos negócios do setor. "A ideia é que o espaço traga uma atmosfera para contribuir para as conexões espontâneas, mantendo o pitching, encontros exclusivos, salas de diversos tamanhos", explica Ana Cecília.

Paineis

O diretor e showrunner Daniel Burman dará sua perspectiva de como cativar audiências globais através da criatividade.

Considerado um dos mais importantes nomes do cinema argentino de sua geração, o diretor, produtor e roteirista Daniel Burman – vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim (2004), com o longa-metragem "El Abrazo Partido", e showrunner da aclamada série "Iosi, o espião arrependido" – dará sua perspectiva de como cativar audiências globais através da criatividade.

No painel "Tempo Rei – um Reencontro entre o Músico e Compositor", Gilberto Gil e o diretor Andrucha Waddington, mediado por Flora Gil, o trio revisita as histórias e curiosidades sobre os bastidores dos projetos realizados – desde "Tempo Rei" (1996) até a série documental "Viajando com os Gil", continuação do projeto "Em Casa com os Gil" – e conversam sobre a parceria de quase trinta anos em que transpõem para as telas as canções e reflexões do artista baiano.

O casal de cineastas, roteiristas e produtores Baran Bo Odar e Jantje Friese contam sobre seus processos criativos e suas visões estratégicas para a indústria.

O casal de cineastas, roteiristas e produtores Baran Bo Odar e Jantje Friese, responsáveis pela série "Dark", um dos maiores projetos da Netflix, e "1899", contam sobre seus processos criativos, suas visões estratégicas para a indústria e detalham os mais recentes passos de sua trajetória empreendedora. O diretor brasileiro Fernando Meirelles e o produtor canadense Niv Fichman estarão à frente da conversa de encerramento da Conferência, na qual celebram a amizade que começou com uma relação de trabalho perfeita – a adaptação cinematográfica de Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago – e ainda segue hoje com a realização do projeto "The Sympathizer", série para a A24 e HBO, protagonizada por Hoa Xuande, Robert Downey Jr. e Sandra Oh.

Pam Kaufman, presidente e CEO de Mercados Internacionais e Licenciamento Mundial de Produtos e Experiências da Paramount, fala de sua trajetória como líder de uma das maiores empresas de entretenimento do mercado mundial e sua visão estratégica sobre o futuro do audiovisual. Os desafios para os criadores da América Latina atingirem audiências internacionais é o tema discutido por três líderes de produtoras de peso no cenário mundial. David Levine, CCO da Anonymous Content, produtora dos premiados longas-metragens "Spotlight" e "O Regresso", entre muitos outros projetos, conversa com Christian Gabela, vice-presidente sênior e head para América Latina, Espanha e US-Latinx da centenária produtora francesa Gaumont, e Syrinthia Studer, vice-presidente executiva de produções internacionais da Paramount Pictures, sobre estratégias para equilibrar identidades locais e apelo global.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui