Nova temporada de "O Rei da TV" traz obstáculos, sucessos e tombos da trajetória de Silvio Santos 

Cena da segunda temporada de "O Rei da TV" (Foto: Divulgação)

A segunda temporada de "O Rei da TV", série nacional do selo Star Original Productions, estreia na íntegra com exclusividade no Star+ nesta quarta-feira, dia 29 de março. Produzida pela Gullane e composta por oito episódios de 45 minutos, a segunda temporada tem direção geral de Marcus Baldini e Julia Jordão. A primeira leva de episódios também pode ser conferida na íntegra na plataforma. 

A nova temporada traz novos obstáculos, sucessos e tombos na trajetória de Silvio Santos, na sua busca para se tornar o maior empresário e comunicador do Brasil. A história recomeça em 1989, quando Silvio se candidata à Presidência da República. Sua candidatura, porém, não é tolerada pelos adversários, e esse ressentimento serve de motivação para transformar o SBT no canal mais assistido do país, numa grande batalha que marcou a história da televisão brasileira. Homem de muitos negócios, enquanto Silvio se lança no ramo dos cosméticos, o escândalo na administração do banco PanAmericano ameaça destruir o império que empresário levou a vida inteira para construir. A vida pessoal também sofre as consequências do sucesso, quando os holofotes da mídia se viram sobre um dos momentos mais dramáticos da família Abravanel: o sequestro da filha Patrícia. Assista ao trailer: 


"Tivemos um longo processo, desde as pesquisas iniciais. Nos preparamos para basear toda a dramaturgia nos fatos públicos da vida do Silvio Santos – isso para nós sempre foi um pilar, até para seguir os parâmetros das leis, pois não se trata de um conteúdo autorizado, até para criar um projeto que desse espaço para as nossas reflexões e propostas, uma vez que é uma obra de ficção. Quando começamos a construir a ideia com a plataforma, já era previsto que seriam duas temporadas. A vida do Silvio é cheia de fatos, com certeza renderia bastante. Os episódios bebem nos fatos reais somados à maneira que encontramos para construir as linguagens da primeira e, depois, da segunda temporada, que traz alguns elementos diferentes", contou o produtor Caio Gullane em entrevista para TELA VIVA. 

A temporada inédita parte de 1989, quando Silvio se candidata à Presidência da República – o que, para a diretora Julia Jordão, foi uma escolha criativa natural: "Depois que você acompanha na primeira temporada toda a construção desse 'castelo' do Silvio, veio esse desejo de conquistar o mundo. Qual seria o próximo passo desse personagem tão grandioso? Foi extraordinário ele ter se candidatado faltando 30 dias para as eleições, em um contexto de democracia ainda fragilizada. Só o Silvio Santos poderia fazer isso, com a popularidade que ele tinha. Ele sempre soube seu tamanho". 

Os novos episódios trazem momentos dramáticos da vida de Silvio Santos. "Nossa busca e intenção sempre foi de criar uma boa dramaturgia, não pensando em entrar em assuntos mais ou menos delicados", explicou Gullane. "Mas é claro que personagens desse tamanho não têm uma só cor. Tem luzes, sombras. E buscamos trazer tudo isso. Nós nunca faríamos uma série chapa branca nesse sentido. Nada do que está ali foi colocado para provocar, e sim para criar a nossa subjetividade desses fatos para construir uma boa história. É com esse peso e medida que tocamos o projeto", completou o produtor. "Os sequestros que a família foi vítima foram extremamente televisionados, tem muita informação sobre como foi o lado externo dessa história. Mas como foi lá dentro? A relação com o sequestrador, como ficou a família? Foi interessante criar esse arco. Queríamos que a tensão das cenas fosse forte, mesmo com todo mundo já sabendo o final da história. Criamos um jogo para funcionar na dramaturgia. Foram passagens que marcaram muito. Verdadeiros traumas para a família", acrescentou Julia. 

Repercussão e audiência 

"Sou apaixonado pela ideia de que a gente faça coisas para as pessoas assistirem. Não só para ter audiência, mas para entrar nas discussões mesmo", afirmou o diretor Marcus Baldini. "Eu acho ótima a polêmica sobre qualquer coisa. Afinal, não existe nada que seja unânime. O que a gente faz é complementado pelo olhar do espectador, pois o audiovisual só acontece quando alguém assiste. Antes disso, não é nada. O jeito que cada um recebe o conteúdo é muito particular. Algumas pessoas enxergam coisas que você nem tinha pensado, outras captam exatamente o que você quis dizer. E esse processo é delicioso. Gosto de acompanhar as reações, discussões, diferentes opiniões. O trailer da nova temporada, faltando uma semana para a estreia, já tinha mais de nove milhões de visualizações no YouTube. Isso, para nós, é muito satisfatório", reforçou. Hoje, os views já são mais de 13 milhões.

Para Gullane, existe uma coragem, principalmente por parte da plataforma, de lançar um conteúdo sobre um personagem tão midiático – conteúdo este que, a priori, não é autorizado: "A Gullane está aí há quase 30 anos fazendo audiovisual, levando pro mundo, buscando essa excelência nos projetos que produzimos justamente porque a gente não se contenta com uma resposta fácil. Hoje em dia, e o streaming principalmente tem mostrado isso, o público brasileiro é o público mundial. O Brasil precisa, para criar sua identidade, falar sobre si mesmo. Seus heróis têm suas sombras e suas luzes, e mostrar isso está no DNA do nosso trabalho. A gente precisa estar nesse lugar de reflexão e entretenimento. Queremos que a audiência brasileira, os players e os realizadores sintam-se provocados a contar histórias nesse sentido". 

Baldini, por sua vez, ressaltou a responsabilidade de falar sobre alguém que todos os brasileiros conhecem, uma figura que está no inconsciente coletivo: "Alcançar uma dramaturgia que entretenha essas pessoas e que também gere algum tipo de reflexão é uma tarefa desafiadora e deliciosa. Um projeto único". Julia concluiu: "E quando temos uma primeira temporada que fez o sucesso, o peso para a segunda é enorme. E nós filmamos as duas juntas, então não tivemos a oportunidade de ver o que o público gostou na primeira temporada para investirmos na segunda. Pensar qual caminho a audiência curtiria foi criação nossa. O desafio é continuar agradando, mas também surpreendendo". 

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