Websérie "Judaísmo Ao Centro" está disponível no YouTube

As histórias escondidas, de fatos e pessoas, da presença judaica na trajetória de formação do Brasil, e a discussão sobre a questão judaica do ponto de vista contemporâneo, são foco da websérie "Judaísmo Ao Centro", disponível no YouTube, já com mais de 25 episódios, em www.youtube.com/judaísmoaocentro.

Fazem parte destes episódios, personalidades como o filósofo Luiz Felipe Pondé, o psicólogo Jacob Pinheiro Goldberg, a professora Fabiana Fábio, a pesquisadora Iria Chocron, o colunista e professor Denis Lerrer Rosenfield, entre outros.

São abordados desde estudos acadêmicos, como a presença judaica na cidade de Óbidos no Pará, ou comunidade judaica originada do Livorno da Itália, como o a imigração askenazi do sul do Brasil através das colônias judaicas no Rio Grande do Sul, assim como a convivência de judeus e negros na Praça Onze carioca no início do século XX, e também, a visão sobre o antissemitismo contemporâneo proveniente de movimentos políticos de esquerda e direita. Até mesmo, fatos curiosos, como a existência de judeus piratas do Caribe, que não desenvolviam atividades no shabat, mas que buscavam vingança das esquadras espanholas, logo após o decreto de inquisição católica, em 1492.

A websérie é idealizada e dirigida pelo cineasta e jornalista Sergio Lerrer, gaúcho radicado em São Paulo, que produziu e dirigiu cinco longa-metragens para o cinema, entre os quais,  "Verdes Anos", com Werner Schuneman e Luciene Adami, e "De Cara Limpa", comédia com Marcos Mion e Bárbara Paz. Foi profissional de diversas emissoras de TV, e atualmente é CEO da operação de canal de streaming Canal Restaurante, canal especializado para empreendedores e profissionais de food service ( www.canalrestaurante.com.br) e Município em Rede, canal de formação e qualificação para agentes públicos municipais, também no streaming.

Segundo Sergio, "o streaming tem esse horizonte maravilhoso, de poder contribuir com a visão histórica e fatos, porque a trajetória oficial, especialmente da história do Brasil, foi escrita pelos colonizadores, a Coroa Portuguesa e a Igreja Católica. Poder contar um pouco de como imigrações, no caso a judaica, viveram no passado e vivem hoje, é um resgate de valores e contribuição para o desenvolvimento econômico e social".

A websérie é aberta, com episódios novos a cada semana, e pode ser acompanhada em www.youtube.com/judaismoaocentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui