Seta e Senai lançam curso técnico de instalador de TV paga

O Seta (Sindicato das Empresas de TV por Assinatura) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) anunciaram nesta quinta (29) em São Paulo o lançamento do primeiro curso de capacitação profissional para técnico instalador de TV por assinatura no país. DirecTV, Sky, Net, TVA e Vivax participam do projeto, que começa por São Paulo e pretende se expandir para todo o território. Uma primeira turma, na fase piloto do projeto, já foi formada, com 20 alunos. O curso tem 52 horas, com ênfase nos aspectos técnicos e também no comportamental. Haverá módulos sobre banda larga e em breve também sobre TV digital. Em São Paulo, as aulas acontecem na unidade do Sesi no bairro do Brás ? no Estado, são 181 unidades de atendimento da entidade. Há atualmente cerca de 10 mil funcionários técncos diretos no segmento. A aproximação entre as entidades na criação do curso é significativa, uma vez que o segmento de TV por assinatura não é ligado ao serviço industrial (Senai/Sesi), mas sim ao segmento de comércio.
Num primeiro momento, a TV por assinatura pretende ampliar a qualificação do seu atual quadro ? espera-se em três anos que todos os profissionais do setor se qualifiquem pelo curso. Depois de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro serão as próximas cidades a terem os cursos. A partir do próximo ano, o curso deverá ser estendido também a alunos de fora do mercado.
Segundo José Paulo de Freitas, presidente do Seta, com o advento da convergência e o conteúdo se transformando em commodity, ?o diferencial entre os competidores será na qualidade do serviço?. Para ele, é preciso capacitar os profissionais na multidisciplinaridade: oferta de serviços de vídeo, dados e voz.
O Senai, que já tem cursos técnicos profissionalizantes na área de telecomunicações, diz ter criado esta nova janela para atender às inovações do mercado. Amilton de Lucca, diretor do Seta responsável pelo projeto, explica que a entidade patrocinará as turmas dos cursos. Ele acredita que, dada a expectativa de crescimento do setor, deve-se apostar também na absorção dos novos técnicos que venham a se formar, à medida que aumente a demanda.
O projeto também inclui a elaboração de um certificado profissional para o técnico do setor ? é objetivo do Seta que a atividade de instalador de TV por assinatura venha a ser reconhecida como profissão pelo Ministério do Trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui