O mercado de TV por assinatura manteve em junho a mesma toada de queda na base de clientes. Foram 125 mil assinantes a menos no mês, segundo dados da Anatel. Foi o mês de menor perda no ano, mas ainda assim bem acima da média de retração verificada em 2020. Em junho, o mercado de TV paga registrou 13,87 milhões de assinantes. A perda apenas esse ano é de 960 mil clientes e a média mensal é de 160 mil assinantes a menos por mês.
E a empresa que mais perde cliente é a principal operadora, a Claro, que viu sua base de assinantes de TV paga cair 76,7 mil assinantes no mês. Mas esse dado precisa ser olhado agora com uma ressalva, que é o crescimento da empresa na oferta dos serviços por meio do Claro Box, que não constitui serviço de TV por assinatura tradicional e, portanto, não é registrado pela Anatel. A empresa já relatava mais 120 mil assinantes nessa modalidade em junho.
De qualquer forma, na tecnologia tradicional a perda da Claro foi de 55,6 mil clientes no cabo (que fechou o mês com uma base de 5,8 milhões de assinantes) e 21 mil no DTH (que fechou em 737 mil). Ao todo, a Claro ficou com 6,53 milhões de clientes, incluídos os 80 mil usuários em redes de fibra.
Com os valores cobrados pela mensalidade,
As repetições contantes dos mesmos filmes, as vezes passando quase no mesmo horário em 2 canais, os pacotes obrigatórios, tudo
faz com que o brasileiro fique enojado e saia fora destas empresas exploradoras.