A Vale convidou os chefs de cozinha Kátia Barbosa e o paraense Thiago Castanho para uma jornada que mistura culinária, valorização cultural e preservação ambiental na série autoral "Receitas da Floresta". Os cinco episódios da nova temporada foram gravados no Pará e no Maranhão. Além dos dois apresentadores, pessoas das comunidades locais guiarão a viagem mostrando tradições e costumes, além da rica gastronomia do Norte do País.
Para cada um dos programas da série, foi selecionado um ingrediente protagonista que conecta a culinária, a atuação da Vale na proteção e conservação das florestas e o incremento econômico do produto utilizado para as comunidades locais. As estrelas da segunda temporada do
"Receitas da Floresta – Edição Amazônia" são: o Jambu, gravação feita no tradicional mercado Ver-o-Peso, em Belém (PA); O açaí e o Cupuaçu da APA do Igarapé Gelado, em Parauapebas (PA); a Castanha-do-Pará, do S11D e Carajás (PA) e o Babaçu, de Vitória do Mearim (MA).
Partindo da alquimia de transmutação de plantas e frutos originários em receitas, a série aborda também como os moradores do local preservam e transformam o que vem da floresta, de forma sustentável, e qual é a importância do bioma na vida dessas pessoas e da sociedade em geral. Após conhecer o trabalho da comunidade e sua importância para a conservação florestal, Kátia Barbosa produz um prato especial com os ingredientes da floresta ao final de cada episódio. Entre os quitutes, bolinho de castanha-do-Pará com queijo, o Arroz Paraense com Jambu, pudim de açaí, galinha no leite de babaçu e bolo com cobertura de cupuaçu.
O "Receitas da Floresta" é exibido no canal da Vale no YouTube. O primeiro episódio estreou em 22 de agosto e os demais serão lançados nos dias 29 de agosto e 5, 12 e 19 de setembro.
(Crédito da foto: Rawr)