PVR da Sky não compromete comerciais das redes abertas

O serviço Sky+ (Sky Plus) a ser lançado pela operadora de DTH na próxima semana deve trazer ao Brasil uma discussão travada nos EUA: o impacto que os sistemas de gravalção digital terão sobre o mercado publicitário e, portanto, sobre o negócio das redes abertas. O sistema a ser lançado pela Sky (baseado na tecnologia de PVR, personal video recorder) permitirá ao decorder a gravação em tempo real da programação transmitida e, ao usuário, a possibilidade de pausar, retroceder ou avançar a programação gravada. Nos EUA, algumas opções permitiam ao sistema inclusive a possibilidade de não gravar os intervalos comerciais. No Brasil, Globo e News (sócias na Sky) tomaram o cuidado de negociar garantias para que o sistema grave a programação integralmente, e não tivesse a opção de avanço automático de 30 segundos (tempo médio de um comercial e recurso comum aos aparelhos vendidos nos EUA). Ou seja, a idéia é que o Sky+ não crie complicações no relacionamento entre redes abertas e operadora de DTH. Globo, Rede TV! e outras redes abertas são hoje retransmitidas pela Sky.

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